Jeduca divulga perfil do jornalista de educação

Redação Portal IMPRENSA | 19/08/2019 09:44
A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) divulgou pesquisa que revela o perfil do jornalista que cobre educação no Brasil.

Os dados serão apresentados durante o 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que acontece nesta segunda e terça-feira (19 e 20 de agosto), em São Paulo.

A análise foi realizada a partir dos filiados à Jeduca. Desta forma, os principais destaques do estudo mostraram que as mulheres são a maioria (68,8%) na cobertura da educação e cerca de 1/3 têm entre 31 e 40 anos.
Crédito:Gisele Sotto
Antônio Gois, presidente da Jeduca, no 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação


Entre os associados, predominam os de São Paulo (mais de 50%/60% em todas as categorias de análise). O total de 40% trabalha majoritariamente com educação e cerca de ¼ só trabalham com pautas de educação. O total de 31% trabalham com educação entre 5 e 10 anos, e 33% há menos de cinco anos.

O estudo mostrou ainda que 40% são produtores de conteúdo jornalístico ou informativo para o público. Se considerarmos os assessores de imprensa que se dizem produtores de conteúdo são 60%.

Dos produtores de conteúdo, cerca de ¼ trabalham em veículos impressos ou online, 14% no terceiro setor. Além disso, dos produtores de conteúdo, cerca de ¼ são repórteres e 20% editores.

Interação

A pesquisa indica ainda que 85% acompanham com regularidade o grupo (lista de e-mails). O total de 75,2% acha que as discussões na rede ajudam a pensar em novas pautas.

Além disso, 65% acham que os conteúdos do site poderiam ser trabalhados em outros formatos. E 65% consideram o site relevante.

Sobre os webinários organizados pela Jeduca, 26,9% acompanham. O principal motivo para não acompanhar é falta de tempo.

E 32% dos produtores de conteúdo entraram em contato com a editora pública. Dos que não entraram em contato, o motivo é “porque não precisaram”. Dos que entraram em contato, 90% aprovam o atendimento e 80% dizem que ela auxiliou no desenvolvimento da pauta e com fontes relevantes.