IJP oferece bolsas de intercâmbio para jornalistas na Alemanha

Redação Portal IMPRENSA | 15/08/2019 12:35
Jornalistas profissionais com idade entre 25 e 38 anos podem se candidatar a uma bolsa para  trabalhar em um veículo de comunicação na Alemanha como redatores-visitantes, através do Programa Internacional para Jornalistas (IJP, em alemão). O objetivo é que os participantes trabalhem como correspondentes temporários para suas redações no Brasil.
Crédito:Reprodução Facebook


Durante o estágio, os jornalistas vão conhecer a realidade política, econômica e cultural  da Alemanha. 

Para participar, o profissional deve trabalhar em tempo integral como jornalista ou colaborador em um veículo de comunicação (jornal, revista, televisão, rádio ou on-line). Jornalistas trabalhando em agências de relações públicas ou no serviço público não podem se candidatar. É preciso  ter bom conhecimento da língua alemã ou fluência em inglês e espanhol.

As inscrições devem ser encaminhadas, até o dia 16 de setembro, por e-mail ao setor de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília ou ao Consulado da Alemanha mais próximo do local onde mora (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Recife). Mais informações estão no site do IJP

Os aprovados para o programa serão anunciados no começo de novembro. A bolsa para os participantes latino-americanos consiste em uma quantia de  3.600 euros, na qual o bolsista deve cobrir todos os seus gastos, incluindo viagem, acomodação e alimentação na Alemanha. O trabalho durante o estágio não será remunerado pelo veículo de comunicação alemão.

O início oficial da bolsa será no final de fevereiro de 2020, com um seminário em Berlim, no qual também estarão presentes os bolsistas alemães. 

Em seguida, os participantes latino-americanos começarão a trabalhar nas respectivas redações-anfitriãs na Alemanha por dois meses. No final de março, o Instituto Goethe organizará uma viagem de uma semana por duas ou três cidades alemãs. 

No ultimo final de semana de abril será feita uma reunião de despedida para os participantes latino-americanos.

Leia também: