Jornalista lança livro sobre fake news para crianças

Kassia Nobre | 07/08/2019 12:41
Autor de O Guia dos Curiosos, o jornalista Marcelo Duarte lançou o livro Esquadrão Curioso: caçadores de fake news (Panda Books). A obra ensina sobre o perigo das notícias falsas para as crianças. 

Marcelo explica que a ideia de escrever sobre fake news surgiu quando o seu filho acreditou em uma notícia falsa que viu na internet. “Nós temos a visão de que os jovens são espertos e não caem em histórias falsas da internet. Achamos que só os mais velhos que estão nas redes sociais acreditam em tudo na internet”, afirma.
Crédito:Divulgação / Panda Books



O jornalista propôs ao filho um exercício. Eles pesquisaram sobre a informação e descobriram que ela era falsa. “Caiu a ficha de que as escolas não falam sobre fake news com os alunos. Mesmo depois de tudo que passamos no país”, relata.
 
Após o lançamento do livro, Marcelo foi convidado para realizar palestras em escolas sobre o tema. “O livro foi rapidamente adotado em algumas escolas. Eu motivei alunos a montar um esquadrão para combater as notícias falsas. Acredito que depois do livro, eles começaram a pensar duas vezes antes de compartilhar informações da internet”. 

A história do livro narra as aventuras dos alunos Isa, Pudim, Léo e Débora que se unem para combater o vilão Fake Nilson e seu assistente, Engodo. 

Como jornalista, Marcelo aposta na checagem como antídoto para a desinformação. “É o que eu aprendi como jornalista. Tudo deve ser checado. Não devemos só ficar com a informação da internet”, ensina.       

Leia também: