Brasil é o quarto país que mais confia no conteúdo de jornais e revistas

Redação Portal Imprensa | 17/07/2019 14:37
Segundo pesquisa global “Trust in the Media”, da Ipsos, seis em cada dez brasileiros (65%) confiam em veículos impressos, índice bem superior ao global, de 47%. A Sérvia é a nação que menos confia, com 11%.
Crédito:EBC


Outros meios de comunicação também possuem boa aceitação entre os brasileiros: 65% confiam na televisão e no rádio e 58% em sites de notícias e plataformas online. No mundo, os índices são de 49% e 45%, respectivamente.

“O Brasil tende a ser uma população que valoriza e confia na mídia mais do que grande parte dos países do mundo. O brasileiro é um cidadão que acredita na mídia e no valor que ela tem para informar e instruir”, afirma Diego Pagura, diretor na Ipsos Brasil.

Entre os entrevistados no Brasil, 68% acreditam que o conteúdo falso prevalece na internet, enquanto 61% acham que possibilidade de fake news é maior na televisão e 59%, nos jornais.

A pesquisa online foi realizada com 19,5 mil entrevistados em 27 países, incluindo o Brasil, entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro de 2019. A margem de erro para o Brasil é de 3,1 p.p.

Leia também:
WhatsApp é usado por 53% para compartilhar notícias no Brasil
Twitter faz aquisição estratégica para o combate das fake news