Portal curitibano Plural completa seis meses com sede física e planos de expansão

Leandro Haberli | 02/07/2019 09:14
No ar desde janeiro último, o portal de notícias Plural está iniciando uma nova fase esta semana, que inclui a inauguração de uma sede física em Curitiba (PR) e planos de expansão da equipe. A jornalista Rosiane Freitas, que faz parte da equipe que fundou o Plural, explica que o projeto é focado na cobertura local de três áreas: política, cultura e cidades. 
Crédito:Reprodução



"Achamos que o jornalismo local precisa de mão de obra qualificada e dedicada. Sem cobertura local, a comunidade se desagrega e fica mais sujeita a informações falsas. Quando a gente decidiu criar o Plural, vimos que Curitiba estava sem produção jornalística de fôlego, de qualidade. Então tomamos pra nós essa missão", sintetiza Rosiane.

A intenção inicial, prossegue a jornalista, era ficar sem sede física. "Mas no dia a dia percebemos que é um gasto necessário, para garantir agilidade nas decisões. Nós também estamos numa fase de aprimoramento do nosso sistema, para deixar o site mais ágil. E daremos início a novos projetos. Sentimos que depois de seis meses de implantação e crescimento, agora é hora de consolidar o projeto", ela descreve.

A principal fonte de receita do portal Plural são as assinaturas, ao lado de venda de espaço de publicidade e de produtos. "Nosso projeto sempre foi baseado no princípio de não focar numa única fonte de receita. No entanto, pra nós é importante que exista uma receita relevante de assinantes", diz Rosiane, acrescentando que o Plural é uma comunidade de pessoas que enxergam valor no jornalismo.

Atualmente a equipe fixa do Plural tem três repórteres, uma fotojornalista, um editor, além de três sócios jornalistas, que atuam no planejamento, edição e produção de conteúdo. O projeto conta ainda com outros dois sócios que são publicitários e trabalham na área comercial. "Fora isso, temos uma equipe de colunistas, blogueiros e cronistas, a maioria remunerados", complementa Rosiane.

Inicialmente a ideia era fechar parte do conteúdo para assinantes. Mas os próprios assinantes têm se manifestado pela manutenção do conteúdo aberto, o que levou a equipe a começar a criar produtos voltados aos assinantes..

Além de envolvida com o portal Plural, Rosiane participou do 14o Congresso da Abraji, onde apresentou o Projeto Latentes, que fez em parceria com o Livre.jor. "Trata-se de um mapeamento de potenciais conflitos de terra no Brasil. Fiz toda a parte de raspagem e preparação dos dados, além da criação do Mapa. A Abraji gentilmente me convidou a apresentar o projeto. Foi uma excelente oportunidade de divulgar a ferramenta, que pode servir para muitos repórteres darem contexto para suas reportagens, ou mesmo descobrir pautas importantes." No Plural, o Projeto Latentes já serviu para dar contexto a uma série sobre a construção de um porto em Pontal do Paraná (https://www.plural.jor.br/estrada/).