Seminário na USP discute futuro do jornalismo

Redação Portal IMPRENSA | 14/06/2019 10:15
O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CPCT/ECA-USP) promove no dia 25 de junho, das 9h às 18h, o seminário “Ainda é possível falar em jornalismo?”. A iniciativa, que tem entrada franca e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será realizada na ECA-USP, em São Paulo. O objetivo é promover uma reflexão sobre o jornalismo e suas perspectivas futuras a partir das mudanças observadas na organização das empresas jornalísticas, nas formas de produção e nos perfis dos trabalhadores que atuam nesse segmento.
Crédito: divulgação / CPCT-ECA-USP




“Pretendemos discutir a atividade jornalística frente às injunções econômicas e estruturais que constrangem os profissionais a descuidarem dos princípios deontológicos da profissão”, afirma a professora doutora Roseli Figaro, que é coordenadora do CPCT e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA-USP.

Para tratar do assunto, haverá duas mesas de debates. A primeira, pela manhã, às 9h, reunirá estudiosos da área dentro do tema “Ainda é possível falar em jornalismo?” Na parte da tarde, a partir das 14h,  a discussão “Qual é o jornalismo da mídia independente?” contará com a presença de profissionais de arranjos jornalísticos alternativos e independentes às corporações de mídia hegemônica. 

“Nosso intuito é propiciar que os estudiosos possam interagir diretamente com os profissionais da mídia independente, de maneira que a formação acadêmica propicie uma visão mais ampla sobre a prática jornalística em novos espaços de atuação, como no caso dos arranjos alternativos e independentes”, explica Roseli Figaro.

Para assistir ao seminário, é preciso fazer inscrição antecipada, que servirá para a emissão de certificado de participação.  Haverá ainda transmissão, em tempo real, pelo sistema IPTV.


PROGRAMAÇÃO 

9h – Abertura e mesa “Ainda é possível falar em jornalismo?”
Coordenação: Claudia Nonato (FIAM/FAAM)
Carlos Franciscato – Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Felipe Simão Pontes – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Renato Rovai – Revista Fórum
Elizabeth Saad – COM+/ECA-USP
Roseli Figaro – CPCT/ECA-USP

14h – Mesa “Qual é o jornalismo da mídia independente?”
Coordenação: Ana Flavia Marques (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e CPCT/ECA-USP)
Regiany Silva – Nós, Mulheres da Periferia
Laura Capriglione – Jornalistas Livres
Dal Marcondes – Envolverde
Antônio Martins – Outras Palavras
Haroldo Sereza – Opera Mundi


SERVIÇO
Seminário “Ainda é possível falar em jornalismo?”
Dia 25/6 (terça-feira), das 9h às 18h
Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)
Auditório Paulo Emílio
Avenida Professor Lúcio Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo/SP
Outras informações 

Leia também: