Parceria da TV Globo com a ONU é destaque em relatório internacional

Redação Portal IMPRENSA | 24/05/2019 11:22

A próxima edição do relatório global da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre iniciativas de sucesso no engajamento com a mídia terá entre seus destaques a parceria entre a TV Globo e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. A ação teve como foco a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Crédito: Divulgação/TV Globo
O ator Mateus Solano participou de uma das peças produzidas para a parceria



Os ODS são compostos por 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral da ONU, seu objetivo é assegurar o desenvolvimento sustentável no mundo. 


Entre setembro de 2017 e setembro de 2018, duas campanhas foram produzidas para a TV. A "Geração do Amanhã" apresentou as principais ideias dos ODS e já teve duas edições. A outra campanha foi "Menos é Mais", abordando a importância da conservação de recursos naturais e os desafios enfrentados pelo Brasil na área ambiental. A ONU Meio Ambiente apoiou essa iniciativa. 


Intitulado "UNDP’s Engagement with the Media for Governance, Sustainable Development and Peace", o relatório foi lançado esta semana em Oslo, capital da Noruega. O documento reúne 12 estudos de caso de diversas partes do mundo, destacando a abrangência e o impacto do envolvimento da ONU com a mídia para atingir resultados de desenvolvimento no mundo. 


Foram avaliadas mais de 200 iniciativas e a parceria envolvendo a emissora brasileira é a única da América do Sul a figurar no relatório. De acordo com a ONU, a estimativa é que as peças produzidas nas campanhas com a TV Globo já tenham atingido mais de 100 milhões de espectadores. 


"O alcance da emissora permite uma disseminação do assunto em larga escala e rede nacional que nenhum outro canal institucional seria capaz em tão curto espaço de tempo. Um vídeo na Globo alcança, em poucos dias, milhões de pessoas. A linguagem acessível das peças da campanha favorece muito o entendimento sobre essa nova agenda de desenvolvimento. Alcançar ‘milhões de uns’ é fundamental para fazer valer o mote da Agenda, que é não deixar ninguém para trás", avaliou Maristela Baioni, representante-residente assistente do PNUD no Brasil. A expressão "milhões de uns" refere-se à campanha homônima lançada pela Globo em 2017 para comemorar sua audiência. 


Beatriz Azeredo, diretora de responsabilidade social da emissora, falou sobre a parceria. "Esse alinhamento é essencial para que possamos ampliar a comunicação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, colocando em prática o ODS 17, que é Parceria, buscamos juntos contribuir na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva", disse a executiva. 


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