Falha em rede de entrega de conteúdo afeta sites de mídia no Brasil

Redação Portal IMPRENSA | 15/05/2019 09:48

Vários sites brasileiros tiveram dificuldades técnicas no carregamento de suas páginas na internet ontem (14). O motivo foi uma falha no Cloundflare, um sistema de CDN, uma rede de entrega de conteúdo.

Crédito: Pixabay

O problema dificultou ou inviabilizou o carregamento das páginas de diversos sites. Em alguns casos, quando o usuário tentava acessar uma publicação online aparecia uma mensagem de erro indicando a impossibilidade de visualizar o conteúdo. Em outros, a página demorava mais tempo do que o normal para abrir.

O CDN é utilizado justamente para evitar que dificuldades desse tipo aconteça. O recurso foi criado para agilizar o carregamento das páginas. 


Entre as publicações que relataram terem sido afetadas pela situação estão o Tecnoblog, Poder 360 e Tudoradio. No início da noite de ontem, a operação em vários deles já estava sendo normalizada. 


O Poder 360 publicou matéria informando ter ficado fora do ar durante quatro horas, das 13h15 às 17h15. No Tudoradio, a normalização foi a partir das 20h. A falha afetou todos os serviços do site, incluindo rádios ao vivo e dials.  


Segundo informações do Tecnoblog, o Cloundflare possui 180 data centers em todo o mundo. No Brasil, nem todos apresentaram irregularidades.


Leia também:
Nova lei autoriza cancelamento de TV por assinatura pela internet
Centenário, jornal venezuelano encerra edição impressa