TSE promove seminário internacional sobre fake news e eleições

Redação Portal IMPRENSA | 15/05/2019 10:00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove o Seminário Internacional Fake News e Eleições nos próximos dias 16 e 17, em sua sede em Brasília (DF). As inscrições para o evento estão esgotadas, mas será possível acompanhar as atividades nos canais oficiais da entidade no Youtube e Twitter. 

Crédito: Reprodução

Dividido em cinco painéis, o seminário conta com o apoio da União Europeia (UE) e tem como objetivo debater as implicações e efeitos da disseminação de notícias falsas no processo eleitoral e na sociedade em geral. Os temas abordados serão: “Lei eleitoral e os limites da propaganda”, “Eleições e fake news no mundo”, “Liberdade de expressão versus crime contra a honra”, “Ferramentas de enfrentamento às fake news” e “Mídias sociais no cenário eleitoral”. 


Mais de 20 convidados nacionais e internacionais vão compartilhar suas experiências, pesquisas e análises sobre os assuntos. Presidente do TSE, a ministra Rosa Weber, e o secretário-geral da Federação Europeia de Jornalistas (EFJ), Ricardo Gutiérrez, falarão na abertura do evento no dia 16, a partir das 19h. 


Entre os participantes confirmados no dia 17, a partir das 9h, estão o diretor do Departamento para Cooperação e Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Gerardo de Icaza, que falará sobre o impacto das redes sociais em eleições realizadas nas Américas, e o gerente de políticas públicas do Twitter no Brasil, Fernando Gallo, abordando as iniciativas da empresa ligadas à qualidade da informação que circula na plataforma. 


Acesse a programação completa do evento.


Leia também:
Ministério multa rádios comunitárias por irregularidades
"Liberdade de imprensa e responsabilidade" é tema de conferência em Brasília