"Liberdade de imprensa e responsabilidade" é tema de conferência em Brasília

Redação Portal IMPRENSA | 14/05/2019 10:54

O desafio do jornalismo profissional no combate à desinformação disseminada na internet será a base do debate da 13ª Conferência Legislativa. Promovido pelo Instituto Palavra Aberta e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), em Brasília (DF), no próximo dia 21, o encontro tem como tema "Liberdade de imprensa e responsabilidade".

Crédito: Reprodução

"Enquanto os meios de comunicação que exercem o jornalismo profissional são responsáveis pelos conteúdos que veiculam, dentro da legislação e dos princípios constitucionais, a pulverização da produção de conteúdo e a assimetria regulatória, tem causado uma série de questionamentos ao modelo vigente e estimulando a propagação da desinformação, as chamadas fake news, com danos para o processo democrático", destaca o Instituto. 


O evento faz parte das comemorações pelos 40 anos de fundação da ANJ e será realizado no auditório da TV Câmara, em Brasília, a partir das 9h. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever através de formulário eletrônico


Entre os participantes confirmados estão Rodrigo Maia, presidente da Câmara; o jornalista Marcelo Rech, presidente da ANJ; Fábio Gallo, presidente da Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER); Patrícia Blanco, presidente do Palavra Aberta; Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert); o jornalista Fernando Rodrigues, diretor do site Poder 360; e Gerson Camarotti, comentarista político da Globo. 


Leia também:
Facebook exclui páginas que divulgavam notícias falsas na Itália

Record TV vai estrear canal próprio em Manaus