Copa do Mundo de futebol feminino ganha destaque inédito em cobertura da Globo

Marta Teixeira | 29/04/2019 15:10

Tradicionalmente, bem menos badalada que a versão masculina, a próxima edição da Copa do Mundo de futebol feminino da Fifa terá cobertura especial do Grupo Globo. O evento será realizado de 7 de junho a 7 de julho, na França, com direito a transmissão de todos os jogos da seleção brasileira pela TV Globo. Nove cidades francesas serão sede do Mundial. 


Crédito: Divulgação/SporTV
A jogadora Marta durante a gravação do comercial
O SporTV transmitirá todos os 52 confrontos programados. A cobertura incluirá ainda o Globoesporte.com, que transmitirá os jogos do Brasil na internet e trará informações exclusivas sobre o Mundial. 

As repórteres Carol Barcellos e Lizandra Trindade estarão na França fazendo o acompanhamento da seleção. O repórter Raphael de Angeli e o vídeo repórter Guido Nunes serão responsáveis pelos demais confrontos do Mundial. Para assegurar mais destaque à cobertura do evento, está previsto um cross entre a programação dos canais abertos e fechados do Grupo.


Apesar da atenção que o Grupo Globo está dando ao evento esse ano, o futebol feminino é tradicionalmente menos badalado pela imprensa brasileira. Prova disso é que entre 150 e 200 profissionais de imprensa de diversos veículos de mídia do Brasil foram para a Rússia no último Mundial masculino.


Realizada desde 1991, a Copa do Mundo de futebol feminino só foi transmitida no país em 2015. O Brasil, contudo, participa do evento desde sua primeira edição. A melhor de suas sete participações foi em 2007, quando ficou com o vice-campeonato, superado pela Alemanha na final. 


Com a veterana Marta, seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, à frente, a seleção brasileira está no Grupo C, juntamente com Austrália, Itália e Jamaica. A camisa 10 é uma das estrelas do comercial que o SporTV fez para divulgar o Mundial e que está sendo exibido pela emissora desde o dia 16.  


Sob o comando do técnico Vadão, as meninas do Brasil estreiam na competição no dia 9 de junho, enfrentando as jamaicanas, em Grenoble. A partida de abertura será entre França e República da Coreia, dia 7, no estádio Parc des Princes, em Paris, pelo Grupo A. 


O SporTV tem feito ampla cobertura de toda a fase pré-Mundial da seleção. O canal transmitiu diversos jogos, inclusive a participação nacional no "She Believes Cup", realizado nos Estados Unidos. Na edição deste ano, o Brasil ficou na última colocação entre os quatro participantes. A Inglaterra foi a campeã.


No dia 22 de maio, a seleção desembarca em Portugal, onde fará sua aclimatação para o Mundial. A delegação brasileira ficará em Portimão, na região do Algarve, até o dia 5 de junho, quando embarca para a França. 


Leia também:
Projeto defende isonomia a veículos de imprensa em coletivas do governo
ESPN fará reality para revelar novo comentarista de esportes americanos