Investimento em mídia cresceu apenas 0,57% no Brasil em 2018

Redação Portal IMPRENSA | 12/04/2019 10:35

Estudo realizado pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp-Meios) constatou que os investimentos em mídia no Brasil ficaram praticamente estagnados em 2018. De acordo com o levantamento, que considerou o período entre janeiro e dezembro, o crescimento no setor foi de apenas 0,57% em comparação com o ano anterior.  

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Gráfico mostra a distribuição das verbas publicitárias na mídia em 2018

No total, os investimentos feitos por anunciantes em veículos brasileiros somaram R$ 16,541 bilhões em 2018. A publicidade em TV aberta recebeu a maior parcela das verbas destinadas a anúncios. Foram R$ 9,642 bilhões, correspondendo a 58,3%. 


Em segundo lugar ficou a internet, com 17,7% dos recursos, seguida pela OOH/Mídia Exterior, com 8,4%. Os canais por assinatura receberam 7,4% do total, seguidos pelas rádios (4%), jornais (2,4%) e revistas (1,6%). Para o cinema foi destinada 0,3% das verbas. 


Na distribuição por regiões, via agências de publicidade, a maior parte dos recursos foi destinada ao mercado nacional, que recebeu 63,2% do total. Em segundo lugar, ficou o Sudeste, com 25,3%. As regiões Sul e Nordeste ficaram quase empatadas, respectivamente, com 4,6% e 4,2%. Em seguida, vieram Centro-Oeste (1,9%) e Norte (0,8%).  
     
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