Falha de segurança expõe mais de 540 milhões de dados de usuários do Facebook

Redação Portal IMPRENSA | 04/04/2019 13:41

Uma nova falha de segurança expôs informações sigilosas de usuários do Facebook. Desta vez, mais de 540 milhões de dados coletados na plataforma ficaram armazenados sem nenhuma proteção especial em servidores públicos da Amazon. 

Crédito: Pixabay

A revelação foi feita na quarta-feira (3) pela empresa de cibersegurança UpGuard. Segundo ela, qualquer pessoa conseguia ter acesso aos arquivos que estavam em uma nuvem de armazenamento. Milhões de dados tinham sido coletados pela empresa mexicana Cultura Colectiva. Além disso, 22 mil senhas e logins vinculados ao aplicativo At the Pool, do próprio Facebook, estavam expostos. O app não está mais disponível na plataforma.


Entre as informações armazenadas sem proteção estavam nomes, fotos, comentários, dados pessoais como reservas de voos e reações dos perfis de usuários. O Facebook informou que está investigando o ocorrido e que assegurou proteção segura para os dados assim que foi avisado sobre o problema.  


Desta vez, a gigante de tecnologia não é responsável direta pelo vazamento. Garantir a segurança das informações era responsabilidade direta dos desenvolvedores dos aplicativos que coletaram os dados. Contudo, a situação demonstra que a plataforma não gerencia as informações obtidas por terceiros através dela. 


Leia também:

Centro Pulitzer oferece bolsa para reportagem sobre crises globais
Band muda comando executivo de seus canais pagos