O Povo lança livro-reportagem sobre cobertura etnográfica do semiárido

Redação Portal IMPRENSA | 03/04/2019 17:57

Em mais um evento pelos 91 anos de fundação, o jornal O Povo lança nesta quinta-feira (4), o livro-reportagem "A Peleja da Água - Reportagens Etnográficas". A obra reúne a produção de aproximadamente duas décadas da cobertura jornalística sobre a região semiárida.  

Crédito: Reprodução

São 130 páginas contendo o material que foi produzido para 15 cadernos especiais, investigando percursos, personagens e tratando da arte de produzir reportagens nesse território. "É um livro-reportagem sobre reportagem, de uma cobertura que foi além da factualidade da pauta", define o repórter Demitri Túlio, um dos profissionais que assinam a obra. Também há textos de Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Jáder Santana e Thiago Paiva, todos repórteres do núcleo de jornalismo investigativo do jornal. 


"É uma trajetória de cobertura que mostra uma sutil e profunda mudança na relação humana, da sociedade e do poder público com os fenômenos ambientais", explica a editora e coordenadora do projeto, Fátima Sudário. "Ao trabalhar com um híbrido entre jornalismo e literatura, abre a possibilidade de explorar novos processos narrativos", acrescenta a diretora-executiva da redação, Ana Naddaf. 


Para quem gosta de imagens, a publicação tem também um texto sobre o papel das narrativas audiovisuais no conteúdo das reportagens. O livro contém ainda uma linha do tempo e o contexto das estiagens que assolam a região periodicamente - mais de 120 desde o século XVI.


O lançamento será acompanhado de show com o jornalista Tarcísio Matos, cronista do jornal, na voz, o violeiro Tarcísio Sardinha e o sanfoneiro Freitas Filho interpretando um repertório especial para o evento. 


Serviço

O que - lançamento do livro "A Peleja da Água - Reportagens Etnográficas"

Quando - Quinta-feira (4), a partir das 19h

Onde - Espaço Cultura & Arte, na sede do jornal – av. Aguanambi, 282, José Bonifácio, Fortaleza (CE)


Leia também:

ABI vai refazer parceria com Conselho Federal da OAB
Jornalista dá sugestões de leitura sobre jornalismo internacional