International Fact-Checking Day destaca participação coletiva no combate à desinformação

Redação Portal IMPRENSA | 02/04/2019 13:24

O mundo comemora nessa terça-feira (2), o Dia Internacional da Checagem de Fatos (International Fact-Checking Day) uma iniciativa da Rede Internacional de Fact-Checking (IFCN) em parceria com diversas organizações que desempenham essa função no mundo. A iniciativa chama a atenção para a necessidade da participação de todos aqueles que integram o ecossistema informativo no combate à desinformação e propagação de notícias falsas.

Crédito: Lupa

A IFCN colocou no ar a página https://factcheckingday.com/ alusiva à data. Um vídeo de introdução apresenta um breve histórico da checagem de fatos e reúne relatos de representantes de iniciativas internacionalmente reconhecidas nesse setor. Pelo Brasil, participa a Agência Lupa, a primeira criada no país para esse objetivo. 


A página também oferece o EduCheckMap, reunindo ferramentas e recursos que auxiliam no trabalho básico de verificação de informações. Educadores de todo mundo são convidados a utilizarem esses recursos em sala de aula para contribuir com a educação midiática. 

 
Diversas entidades ao redor do mundo programaram eventos para marcar a data. O site polifact, por exemplo, transmitiu lives no Facebook para abordar a questão. O Instituto Poynter ofereceu o Hands-on Fact-checking: a Short Course, curso gratuito de 90 minutos destinado a estudantes para capacitar audiências a identificar e aprender como lidar com notícias falsas. 


Artigos e colunas em jornais, portais e instituições de todo o mundo também abordaram a questão, um dos temas mais debatidos nos últimos anos no setor da comunicação. 


Leia também:
Americano prefere consumir notícias locais pela televisão e internet

Fundação Padre Anchieta adota Código de Ética e Conduta