Americano prefere consumir notícias locais pela televisão e internet

Redação Portal IMPRENSA | 01/04/2019 11:25

A televisão e a internet são as plataformas nas quais a maior parte do público gosta de consumir notícias sobre sua região. A informação consta em pesquisa recente divulgada pelo Pew Research Center e se refere ao hábito de consumo de informações do mercado americano.

Crédito: Reprodução

De acordo com o levantamento 41% das pessoas tem a televisão como sua principal fonte de consumo do noticiário local. Em segundo, mas com uma diferença pequena, aparece o ambiente da internet (37%).

 

Jornais e rádio ocupam, respectivamente, a terceira (13%) e quarta (8%) posições no levantamento. Nos Estados Unidos, as TV locais desempenham um papel importante no ecossistema de notícias. 


O estudo, realizado entre os dias 15 de outubro e 8 de novembro de 2018, também constatou que as TVs locais lideram as listas de nove tipos de provedores de noticiário regional no país, correspondendo a 38% dos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, 20% dos adultos americanos recorrem às estações locais de rádio para se informar, e 17%, aos jornais regionais diários. 


Outras fontes menos tradicionais de informação também têm um papel significativo na forma como o público acessa as notícias referentes à sua região. Os fóruns online ou grupo de discussão são a opção para 12%, seguido de organizações sociais regionais (8%) e boletins informativos ou listas comunitárias (8%). 


Outra informação relevante constando na pesquisa diz respeito à saúde financeira da mídia local americana. Segundo o levantamento, a maioria dos americanos acredita que ela está financeiramente bem e poucos pagam por isso.  

 

Acesse a íntegra da pesquisa.


Leia também:

25 anos depois, livro dá voz ao filho dos donos da Escola Base
Globo integra diretorias de negócios