Mídia e democracia na América Latina são temas de conferência nos Estados Unidos

Redação Portal IMPRENSA | 06/03/2019 11:57

Liberdade de imprensa e direitos civis serão os temas do congresso "Mídia e Democracia na América II: #nosoytuenemigo" promovido pela organização Inter-American Dialogue. O encontro será realizado hoje (6) e amanhã (7), em Washington. 

Crédito: Reprodução/SIP

O crescimento da repressão e de ações contra a imprensa e seus profissionais nos países latino-americanos será debatido juntamente com a temática da influência da desinformação (fake news) nas redes sociais em processos eleitorais e suas consequências para a polarização e radicalização de discursos políticos e sociais que ameaçam os laços das comunidades. Um dos painéis vai abordar o status e o futuro dos mecanismos de proteção aos jornalistas. 


O evento contará com a participação de representantes de diversas entidades internacionais entre elas a Fundamedios USA, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento e a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). 


A comissão da SIP terá como convidado especial Carlos Fernando Chamorro, diretor dos periódicos Confidencial e Esta Semana, da Nicarágua, atualmente exilado na Costa Rica. O tema da perseguição aos profissionais de imprensa pelo governo nicaraguense levará a comissão a outros eventos na capital americana. Entre esses, está programado um encontro no Departamento de Estado americano.  

Leia também:

Força israelense atirou de propósito em jornalistas, diz relatório da ONU
Entidades internacionais pedem libertação imediata de jornalistas na Nicarágua

Relatório da Abert registra aumento nas violações à liberdade de expressão no Brasil