Publicidade na mídia cresceu 10% em 2018, indica pesquisa

Redação Portal IMPRENSA | 22/02/2019 12:16

A compra de espaços em mídia nos meios e veículos aferidos pela Kantar Ibope Media apresentou variação positiva de 10% no ano passado em relação a 2017. O comércio foi responsável por 18% do valor publicitário bruto e também foi o setor que mais movimentou a compra, com variação 15% superior ao ano anterior. 

Crédito: Pixabay

Os novos anunciantes tiveram uma participação expressiva nos números. "Das mais de 138 mil marcas que investiram em 2018, 54 mil ou 39% são estreantes e não destinaram montantes para a compra de espaço publicitário nos meios e veículos presentes na nossa cobertura em 2017. Além disso, registramos que mais de 34 mil novos anunciantes investiram em mídia em 2018, representando 36% do total de anunciantes do ano", ressaltou Rita Romero, diretora de Business Insights and Development do instituto. 


Dois eventos se destacaram no levantamento de inserções de anúncios. O primeiro foi a Black Friday, em novembro. Apenas em São Paulo, foram criadas cerca de 1.040 novas campanhas para a TV aberta específicas para a data. 


A Copa do Mundo, entre junho e julho, impactou o setor ao longo de todo o semestre. Durante o evento a TV aberta registrou 15% de inserções a mais se comparado à média do ano. Na TV paga, esse crescimento foi de 11%. 


Leia também:

Dez argumentos para entender o ataque de Renan à jornalista Dora Kramer
Esporte da RBS TV muda modelo operacional e vai trabalhar conteúdo em parceria com marcas