Fake news é o que mais incomoda internautas brasileiros

Redação Portal IMPRENSA | 21/02/2019 10:19

Quase metade das pessoas que têm acesso à internet no Brasil consideram as notícias falsas, ou fake news,  a coisa que mais incomoda na rede. Pesquisa realizada pelo Ibope Conecta constatou que para 46% dos entrevistados esse é o pior problema na utilização da internet. 

Crédito: Reprodução/IBOPE Conecta

O incômodo com a presença de notícias falsas supera com larga vantagem até os problemas de conexão. Apenas 15% dos participantes do levantamento responderam que a má conexão de acesso era o maior problema. 


A lista de fatos incômodos prossegue com: pessoas mal intencionadas (11%), pessoas arrogantes (10%), publicidade em sites e aplicativos (8%), exposição exagerada das pessoas (4,5%), pessoas que fingem felicidade (2,5%) e perfis falsos (1,5%). 


A pesquisa foi realizada com 2 mil internautas de todas as classes sociais e de todas as regiões do Brasil. O levantamento foi feito entre os dias 21 e 26 de junho de 2018. 


No ano passado, o Senado brasileiro recebeu um projeto de lei que propõe criminalizar a produção e divulgação de notícias falsas. A matéria ainda está sendo analisada. 


Durante o período eleitoral, uma pesquisa realizada a pedido da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que 75% dos eleitores brasileiros temiam que notícias falsas influenciassem suas escolhas na hora de votar.

Leia também:
Bancos aprovam acordo de negociação de dívidas da Abril
Educação digital é antídoto para fake news, afirmam especialistas