"Só existimos enquanto docentes por causa dos discentes e da vontade dos mesmos em aprenderem", declara premiada

Redação Portal IMPRENSA | 14/01/2019 17:19

Maria Luz foi a vencedora do Professor IMPRENSA na categoria Professor Universitário pela região Centro-oeste. Docente da Universidade Paulista (Unip) no Distrito Federal, a educadora vê na ética, na criatividade e na busca constante pelo conhecimento os três pilares na formação do comunicador.

Crédito: Arquivo pessoal

"Estou imensamente agradecida pelo prêmio Professor IMPRENSA. Só existimos enquanto docentes por causa dos discentes e da vontade dos mesmos em aprenderem e apreenderem sempre mais, buscando excelência com humildade e respeito", disse Maria.


Para ela, a crise sócio-econômica, que dificulta o acesso dos estudantes a estágios, e a interferência das conversas digitais durante as aulas são os principais desafios que têm afetado o curso de comunicação nos últimos anos. Contudo, mesmo nos problemas é possível encontrar uma fonte de motivação e estímulo.


"Um outro desafio é provocar nos alunos a formação do senso crítico, principal objetivo da academia. Os celulares podem ser fontes de informação preciosas; a escassez de campos de trabalho pode tornar os alunos mais criativos e empreendedores, além de mais críticos em relação à conjuntura nacional e internacional, podendo gerar denúncias, militância e soluções socialmente sustentáveis", destacou a educadora. 


Sobre o projeto
 
Promovido pelo Portal IMPRENSA, o projeto está em sua 4ª edição e reconhece os professores que constroem o futuro da comunicação no Brasil por meio de seus alunos.
 
O Professor IMPRENSA é o único título que o docente de comunicação recebe que leva em conta o relacionamento, a confiança e parceria no processo de aprendizagem profissional. Apontamos nesta homenagem a diferença que o professor faz na vida acadêmica e profissional dos estudantes.
 
Esta edição conta com o apoio da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação, da ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, e da ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.
 
No site www.portalimprensa.com.br/professorimprensa, conheça os vencedores desta edição e confira os depoimentos dos professores indicados comentando os principais desafios que identificaram como docente no curso de comunicação, e as oportunidades junto aos alunos.


Leia também:

"O respeito aos diferentes saberes traz modificações benéficas na vida dos alunos e de todos impactados por seus trabalhos", destaca premiada no Professor IMPRENSA