Pesquisa sinaliza aumento dos investimentos em marketing e comunicação em 2019

Redação Portal IMPRENSA | 15/01/2019 16:30

Confiantes na retomada da economia, os anunciantes brasileiros estão otimistas em relação aos investimentos no setor para 2019. Essa é a indicação do estudo Marketing Compass, realizado pela Croma com apoio institucional da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). De acordo com essa pesquisa, 82% dos anunciantes nacionais acreditam que o pior da recessão já passou.  

Crédito: Divulgação

Para o levantamento, foram ouvidos cerca de 102 profissionais responsáveis pelo budget de marketing e comunicação de empresas de diversos segmentos. No grupo consultado, 38% dos entrevistados têm expectativa de aumento nos investimentos nestes setores.

O índice corresponde a um crescimento em relação ao levantamento anterior, quando apenas 25% dos pesquisados acreditavam em aumento. A proporção dos que esperam redução desses investimentos caiu de 28% para 13%. 


Quanto à distribuição dos recursos, TV e mídia digital, nessa ordem, são as plataformas que deverão dominar a alocação dos investimentos em mídia para 2019. A classificação inverte o resultado do estudo anterior, quando as mídias digitais ocupavam a primeira colocação. Na destinação das verbas de produção, as agências ficarão com a maior fatia (25%) com a produção digital logo atrás (17%).


Em linhas gerais, 63% dos entrevistados projetam aumento de faturamento para 2019 e somente 4% têm perspectiva de faturar menos do que em 2018. "Essa mudança de modelo mental é fundamental para que os planos e atividades de marketing sejam diretamente impactados na prática. Se os anunciantes estão mais otimistas, todo o mercado se aquece, em toda a cadeia produtiva e de valor", destacou Edmar Bulla, CEO da Croma e responsável pelo estudo.   


Acesse o estudo aqui.


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