'Heterogeneidade é oportunidade para buscar formas diferenciadas e positivas no processo ensino-aprendizagem', diz vencedora do Professor IMPRENSA

Marta Teixeira | 30/11/2018 14:26

Vencedora na categoria "Orientador de TCC" pela região Centro-oeste, a professora e coordenadora auxiliar de jornalismo da UNIP-DF, Raquel Sacheto, vê no acompanhamento do trajeto de cada novo projeto de seus alunos uma situação gratificante para lidar no dia a dia.

Crédito:Divulgação

"Um dos principais desafios é lidar com a ansiedade dos alunos, principalmente os que estão na fase de conclusão dos TCCs. Equilibrar os interesses de turmas muito heterogêneas na sala de aula também é um desafio diário. Por outro lado, essa heterogeneidade também é uma oportunidade para buscar formas diferenciadas e positivas no processo ensino-aprendizagem, a partir de aulas propositivas, dinâmicas e participativa", explica a docente.


Da ideia inicial ao projeto finalizado, Raquel ressalta que todos os envolvidos saem transformados e mais bem preparados para a vida profissional. Na junção da capacidade crítica e de percepção dos acontecimentos, do foco voltado para o interesse público e na formação ética e do senso apurado de seu papel social, ela identifica os pilares essenciais na formação dos educadores.


Quanto à premiação, a educadora vê o fruto de uma troca constante com seus alunos. "É muito gratificante saber que o trabalho desenvolvido junto aos alunos na orientação de TCCs têm deixado marcas positivas. Recebo esse reconhecimento como um incentivo a mais para a continuidade desse trabalho no qual ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo", completou.


Sobre o projeto


Promovido pelo Portal IMPRENSA, o projeto está em sua 4ª edição e reconhece os professores que constroem o futuro da comunicação no Brasil por meio de seus alunos.


O Professor IMPRENSA é o único título que o docente de comunicação recebe que leva em conta o relacionamento, a confiança e parceria no processo de aprendizagem profissional. Apontamos nesta homenagem a diferença que o professor faz na vida acadêmica e profissional dos estudantes.


Esta edição conta com o apoio da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação, da ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, e da ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.


No site www.portalimprensa.com.br/professorimprensa, conheça os vencedores desta edição e confira os depoimentos dos professores indicados comentando os principais desafios que identificaram como docente no curso de comunicação, e as oportunidades junto aos alunos.

Leia também

Sai a lista dos homenageados no Professor IMPRENSA em 2018, nas cinco regiões do Brasil