'Misinformation' é escolhida a palavra do ano por dicionário digital

Redação Portal IMPRENSA | 27/11/2018 19:14

O dicionário online Dictionary.com escolheu 'misinformation' como a palavra do ano em 2018. O termo é definido pela publicação como "informações falsas que se espalham, independentemente de haver intenção de enganar".

Crédito:Reprodução

Em inglês, também existe o termo "disinformation" e ambos podem ser traduzidos como desinformação. Contudo, a escolha do prefixo "mis" foi feita para enfatizar a intenção de combater notícias incorretas.


"Nos últimos anos, Dictionary.com tem definido palavras e atualizado termos relacionados à compreensão de informações falsas", explicou Jane Solomon, linguista da publicação.


É importante ressaltar que a palavra "misinformation" em si não é nova. Contudo, com o fenômeno da difusão descontrolada de informações errôneas em meios digitais, o Dictionary.com considerou importante colocar luz sobre o termo. 


A indicação da palavra do ano já virou uma tradição. O Dicionário Oxford, por exemplo, optou pelo termo "tóxico" para ser o seu termo de destaque em 2018. Há dois anos, a mesma publicação havia escolhido o termo "pós-verdade".


Leia aqui a explicação dada pelo Dictionary.com para a escolha.


Leia também:

Desinformação na era da informação é tema de debate em universidade paulista

Nova regra facilita anonimato de jornalistas em pedidos pela Lei de Acesso à Informação