Pesquisadora britânica participa de evento sobre desinformação e análise da eleição sob a ótica do projeto Comprova

Redação Portal IMPRENSA | 16/11/2018 12:39

A co-fundadora e diretora de pesquisa do First Draft, Claire Wardle, uma das pesquisadoras mais respeitadas no mundo sobre o tema desordem informacional, participará de evento organizado pela FAAP, no próximo dia 23. O encontro marca o fim das atividades do projeto Comprova, iniciativa que reuniu jornalistas de 24 veículos de comunicação nacionais para verificar conteúdos compartilhados em serviços de troca de mensagem durante as eleições deste ano. 

Crédito:Alice Vergueiro/Abraji

O programa do evento começa às 9h30 com Claire ministrando a palestra "O Brasil no Contexto Global da Desinformação". A partir das 11 horas, a pesquisadora britânica integrará a mesa-redonda "Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova". Participarão do debate Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e Sergio Lüdtke, coordenador do projeto. A mediação será feita por Edilamar Galvão, coordenadora do curso de jornalismo da faculdade e pós-doutoranda do Núcleo Diversitas da USP. 


Durante seu período de atividade, o Comprova fez a checagem de 146 conteúdos compartilhados nas redes sociais e constatou que 92% deles era falso, enganoso ou descontextualizado. Apenas nove histórias correspondiam à verdade. 


As inscrições para participar do evento devem ser feitas aqui. As atividades terão transmissão ao vivo pela TV FAAP.  

  

Leia também:

Concentração de mídia, modelo de negócios digitais e limitação no acesso à internet comprometem liberdade de expressão
Jornalista questiona redes sociais por perguntas não respondidas em escândalo eleitoral