“O impacto da confiança na performance das notícias é inegável”, afirma Vincent Peyrègne, CEO da WAN-IFRA

Redação Portal IMPRENSA | 14/11/2018 19:04
Começou hoje em Bogotá, na Colômbia, o Digital Media Latam 2018. Organizado pela WAN-IFRA (sigla em inglês para a Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias), é considerado o principal evento de transformação digital da mídia na América Latina, e nesta edição reúne mais de 35 palestrantes de 13 países compartilhando suas experiências.
Crédito:Alexandra Itacarambi

Na abertura do evento, Vincent Peyrègne, CEO da WAN-IFRA, apresentou um resumo da edição 2018 do relatório anual da associação, o World Press Trends. Entre os apontamentos, o relatório mostra que o gasto com a publicidade global continua aumentando, a receita da circulação digital é crescente e que os usuários acessam o site diretamente, e não por meio de redes sociais.
 
Peyrègne apresentou um mapa que demonstra que a velocidade de transformação do impresso para o digital por região varia de acordo com a maturidade e desenvolvimento dos mercados.
Crédito:Alexandra Itacarambi


Entre as principais tendências na indústria jornalística mundial, identificadas pelo World Press Trends 2018, estão:
 
- O impacto da confiança na performance das notícias jornalísticas é inegável. 
 
- Enquanto a confiança na mídia está historicamente em níveis baixos, há um aumento da confiança em jornalistas e notícias de qualidade.

- Há uma contração na circulação dos impressos.   
   
- O ritmo da transformação é diferente entre mercados. 
 
- O gasto com publicidade mobile ultrapassa o desktop. 
 
- O dark social é importante no direcionamento do tráfego. 
 
Para conferir a programação e os destaques do Digital Media Latam 2018, que acontece até o dia 16 de novembro, acesse o site.

Leia também