“O Professor IMPRENSA tem contribuído para estimular o empenho pela melhoria dos cursos”, afirma Janayna Ávila

Gisele Sotto, em colaboração | 31/10/2018 12:21
Professora da UFAL - Universidade Federal de Alagoas, Janayna Ávila coordena também o Labium Imagem, agência de imagens que funciona como projeto de extensão e veículo laboratorial. Ela recebeu o reconhecimento pelo Professor IMPRENSA na categoria ‘Coordenador de jornal laboratório’ como um estímulo muito importante. “Sobretudo no momento atual, em que as universidades públicas vêm sofrendo diante de sucessivos cortes orçamentários. Considero o veículo laboratório como parte essencial do processo de aprendizagem do corpo discente, ainda mais em se tratando de jornalismo”. 

E destaca um papel fundamental do Professor IMPRENSA, “que tem contribuído de forma sensível para estimular esse empenho pela melhoria dos cursos”.
Crédito:Fotos Divulgação
Cristina Mascarenhas, Janayna Ávila, Kérley Winques e Zanei Barcellos, finalistas do Professor IMPRENSA


Zanei Barcellos, professor coordenador do Campus Online, jornal-laboratório da UnB - Universidade de Brasília, ficou surpreso e honrado com a indicação pelo Professor IMPRENSA, mas fez questão de frisar que o mérito não é seu apenas. “Para nós, a homenagem não é exclusiva ao professor coordenador, mas a toda a equipe responsável pelo jornal, o 5º período de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Isto porque o trabalho é coletivo com efetiva participação de todos os alunos nas decisões. No processo, o professor atua em igualdade com os alunos”, esclarece Zanei, como representante de toda a equipe do jornal. 

Aliada à visibilidade que a premiação proporciona, a equipe do Campus Online ressalta que esse reconhecimento se estende a todos os professores e alunos que já projetaram e produziram o jornal-laboratório. “Já que o jornal atual é a evolução de versões anteriores. Da mesma forma, representa homenagear todos os professores e alunos do Jornalismo da UnB dos últimos 50 anos porque o Campus Online descende, carrega o nome e tradição do jornal laboratório impresso mais antigo do Brasil em atividade, prestes a completar meio século”.

Kérley Winques ficou emocionada com o fato do reconhecimento pelo Professor IMPRENSA partir dos alunos. Um dos depoimentos deixados em sua homenagem a fez perceber a importância dos educadores na atualidade. “Acho que o que mais me tocou foi o depoimento de um dos alunos, a forma como ele escreveu e contou a minha história mostra que nós educadores temos um papel fundamental no período vivido pelo Jornalismo e pela Comunicação no cenário brasileiro”, esclarece a finalista da categoria ‘Professor Universitário’

Docente na Faculdade Bom Jesus/IELUSC, em Santa Catarina, Kérley comenta que homenagens como esta só reforçam que “todo o esforço investido no tempo de preparar as aulas e no tempo das viagens até Joinville vale muito a pena”. 

Cristina Mascarenhas Santos, professora na FSBA - Faculdade Social da Bahia, também ficou muito feliz com o carinho e reconhecimento dos seus alunos, ainda mais por ter sido indicada na categoria ‘Orientador de TCC’, já que, entre as atividades da docência, considera a orientação uma de suas preferidas. 

“É um momento em que a troca com o estudante ocorre de forma mais intensa e você pode acompanhar mais de perto a evolução dele, as dificuldades, as descobertas e até mesmo os sonhos e ajudá-lo a dar passos precisos no caminho da realização desses sonhos”, declara Cristina. Para ela, o reconhecimento pelo Professor IMPRENSA é um retorno de que está no caminho certo. 

Sobre o projeto 

Promovido pelo Portal IMPRENSA, o Professor IMPRENSA reconhece os docentes que constroem o futuro da comunicação no Brasil por meio de seus alunos. 

É o único título que o professor de comunicação recebe que leva em conta o relacionamento, a confiança e parceria no processo de aprendizagem profissional. Apontamos nesta homenagem a diferença que o professor faz na vida acadêmica e profissional dos estudantes.
 
Esta edição conta com o apoio da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação, e da ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo.

Conheça os professores mais indicados nas cinco regiões do Brasil. A etapa de votação popular segue até o dia 14 de novembro. Para prestigiar os professores com seu voto, é só acessar o site do Professor IMPRENSA.

Leia também