A Cidade, de Ribeirão Preto, extingue impresso e foca investimento em portal

Marta Teixeira | 30/10/2018 13:44

A última edição do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, foi às bancas nesta terça-feira (30). A partir de agora, a empresa vai focar seus investimentos no portal ACidade ON, que além de Ribeirão tem unidades também em Araraquara, São Carlos e Campinas. 

Crédito:Reprodução

"O que está sendo feito não é cortar gastos, mas mudar o foco de investimento. Com esse movimento, o grupo não apenas mantém, mas aumenta seu investimento em comunicação", afirmou o diretor de ACidade ON, Josué Suzuki, ao Portal IMPRENSA.


Com o fim do impresso houve demissões, mas o gestor garantiu que alguns serão absorvidos pelo site. "Manteremos alguns que eram mais ativos no digital, porque já havia um núcleo digital no jornal, e não serão apenas profissionais da redação. Vamos manter pessoas do comercial e até da circulação, porque teremos uma plataforma digital de classificados", afirmou, sem revelar o número de profissionais envolvidos. Atualmente, 40 pessoas trabalham no portal.  


"É óbvio que lamentamos que um jornal de 114 anos deixe de circular, mas essa mudança significa  também pensar no futuro. O que ameniza esse sentimento é que continuamos com planos de investimento. Não é apenas enxugar para investir em algo mais baratinho", disse Suzuki. "Temos um projeto online muito grande, que ganhou vida própria. Não somos um simples site de uma cidade. Achamos que para focar melhor o projeto, entre manter uma versão impressa, que vem em queda ano a ano no mundo inteiro, e investir em um segmento que apresenta crescimento, mesmo que modesto, resolvemos focar em uma área que tem crescimento."


Em relação a números, o mais recente relatório de acessos do portal deixou a diretoria satisfeita. "Somente em outubro, até o dia 29, ACidade ON havia chegado próximo de 2 milhões usuários únicos e 19 milhões de visualizações de página. Somente em Ribeirão Preto, são 735 mil usuários únicos e 7,2 milhões visualizações de páginas". Números expressivos, considerando se tratar de sites regionais, argumentou o gestor. 


Suzuki adiantou ainda que em dezembro, ou no máximo janeiro, ACidade On deve lançar uma revista eletrônica com conteúdos especiais, novos articulistas e materiais específicos. O portal também planeja adotar em breve o modelo de Paywall (assinatura paga de conteúdos) e produzir programas jornalísticos dentro do site.


A empresa faz planos ainda de expansão com unidades até fora do estado de São Paulo. "O projeto ON pode crescer ainda mais para outras cidades, regiões e estados sempre focando no interior. É nosso desejo. Mas, primeiro, queremos consolidá-lo nessas quatro praças. Fechou campos de trabalho em Ribeirão, mas há um crescimento em mídia. O DNA do grupo é produção de conteúdo e nisso está crescendo. Todos os nossos sites dão produtores fortes de conteúdos", argumentou. 


Apesar da extinção do impresso, a gráfica do grupo será mantida. O setor também sofreu cortes, mas continuará rodando publicações de terceiros.  


O Jornal A Cidade e a plataforma online pertencem ao Grupo EPTV que tem expandido sua atuação no interior. Depois da CBN Ribeirão, lançada em 2013, até o fim do ano, a CBN Araraquara também deve iniciar suas transmissões. 


Leia aqui a íntegra do comunicado sobre o fim de circulação da versão impressa. 


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