Exposição marca 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Redação Portal IMPRENSA | 29/10/2018 09:30

Para comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), o Sesc, Instituto Vladimir Herzog e Acervo Otávio Roth organizam a exposição "Para respirar liberdade - Direitos Humanos na obra de Otávio Roth". A mostra ficará em exibição no segundo andar da unidade Bom Retiro do Sesc (Al. Nothmann, 185), a partir desta sexta-feira até o dia 27 de janeiro. O ingresso é gratuito. 

Crédito:Divulgação/Reprodução




Em uma época de ameaças constantes aos princípios estabelecidos pela Declaração, a exposição reitera a importância e a urgência de respeito aos princípios estabelecidos na carta. É um convite à reflexão dos visitantes. 


Os curadores Fábio Magalhães e Isabel Roth selecionaram obras do artista e ativista político Otávio Roth. Entre elas, a representação feita dos 30 artigos da Declaração. Produzido com a técnica de xilogravura sobre papel artesanal, o álbum adquirido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1979 tem permanecido em exposição nas sedes da Organização em Nova York, Genebra e Viena. 


Para a exposição também foi remontada a instalação "O Jardim", assim como as instalações "A Árvore" e "População II". Os itens foram produzidos com técnicas variadas. 


A última delas, por exemplo, também chamada de "peninhas" pelo autor, foi produzida em papel e madeira, reunindo 2.500 peças e ocupando 10 metros de extensão. Exibida pela última vez no MASP, em 1993, meses antes da morte de Otávio Roth, "População II" representa a contribuição que cada indivíduo dá à construção da coletividade. 


"A Árvore" é uma instalação colaborativa iniciada em 1990. Desde então, cerca de 65 mil crianças de mais de 70 países já contribuíram para a obra que ocupa, aproximadamente 400 metros quadrados. Para essa exposição, pela primeira vez será feita uma reconstrução tridimensional da instalação. O projeto é assinado por Pedro Mendes da Rocha especificamente para essa oportunidade. 


Leia também:

Marcelo Zanini apresenta novo programa de debates na TV Aparecida

Entidades nacionais e estrangeiras cobram atitude de candidatos contra ataques à imprensa