Marcelo Zanini apresenta novo programa de debates na TV Aparecida

Marta Teixeira | 25/10/2018 09:23
Em tempos de fake news e proliferação de pensamentos radicais, a melhor solução é levar informação ao público. Movimentando-se nesse sentido, a TV Aparecida lança na próxima semana o programa "Aparecida Debate". O jornalista Marcelo Zanini será o apresentador e a estreia está marcada para a próxima quarta-feira (31).
Crédito:Rodolfo Magalhães/Divulgação
O foco da atração serão as análises sociais. "A ideia é oferecer ao telespectador um espaço para análise e discussão de assuntos importantes", explica o editor chefe de jornalismo da emissora, André Costa. Segundo ele, o objetivo é criar oportunidade para que os telespectadores tenham acesso a opiniões diferentes e assim "possa tirar suas próprias conclusões". 

À redação do Portal IMPRENSA, o apresentador Zanini destacou que os debates vão abordar assuntos de interesse direto no dia a dia das pessoas. Sendo assim, o tema da estreia estará, obviamente, conectado ao resultado do segundo turno da eleição. "vamos falar de patriotismo. Nossa sociedade é patriota? Como essas eleições contribuíram ou não para essa questão?", explica. 

Leia a seguir a íntegra da entrevista com Zanini: 

Esse momento de tensão política e polarização social influenciou na decisão de criar o programa?

Ter um espaço para discutir temas e propor ideias é sempre muito bem-vindo. Claro que o ano eleitoral e toda essa polarização social contribuíram para a criação do programa, mas não é só esse o foco. Tanto que o “Aparecida Debate” será um programa com os mais variados temas: assuntos de relevância social e de interesse do nosso público. Na estreia, dia 31, vamos falar de patriotismo. Nossa sociedade é patriota? Como essas eleições contribuíram ou não para essa questão? Como manter o patriotismo mesmo depois de grandes eventos cívicos e esportivos? Mas também vamos falar de migração, 1 ano da reforma trabalhista, saúde pública, economia, racismo, maioridade penal, etc.
 
Há quanto tempo estudavam essa possibilidade?

O "Aparecida Debate" é um projeto que vem sendo desenvolvido já há algum tempo pelo Departamento de Jornalismo, sob o comando do editor-chefe André Costa. A gente sabe da importância do jornalismo e valorizar isso é mais uma conquista dentro da Rede Aparecida de Comunicação.
 
Qual o objetivo principal do programa?

Nosso objetivo é sempre levar informação de qualidade aos nossos telespectadores. Em cada programa, vamos trazer dois convidados/especialistas em um bate-papo. A ideia é fazer com que a pessoa que está em casa fique bem informada e ela mesma tira suas próprias conclusões depois de assisti-lo. Essa é a preocupação de toda a Rede Aparecida de Comunicação (TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12.com). 
 
Qual a expectativa de efeito desses debates sobre o telespectador?

A melhor possível, claro. Como é um debate, vamos trazer convidados com ideias e opiniões que podem estar ou não em acordo sobre o mesmo tema. E é esse mesmo nosso objetivo: mostrar diferentes pontos de vista para enriquecer a discussão.
 
Como serão escolhidos os temas?

A escolha dos temas é baseada no que está acontecendo tanto no Brasil quanto no mundo. Estamos num ano eleitoral e precisamos discutir o papel do cidadão na sociedade. Outro tema é a imigração. É impossível não discutirmos a chegada dos imigrantes venezuelanos ao Brasil e o que tem sido feito para acolhê-los, por exemplo.
 
Haverá interações com os telespectadores durante a emissão? 

Assim que o “Aparecida Debate” se consolidar na grade, a ideia é que o telespectador e os internautas façam parte do programa com opiniões e sugestões de temas.