ANJ fará nova ação contra fake news no segundo turno das eleições

Redação Portal IMPRENSA | 10/10/2018 11:17
Antes da realização do segundo turno das eleições, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) fará mais uma rodada da campanha de valorização do jornalismo e combate às fake news. Os eleitores de todo o país voltam às urnas no dia 28 de outubro para definir o próximo presidente e em alguns estados, o governador. 
Crédito:Reprodução
Idealizada em três etapas, a campanha "Quem vota baseando-se em mentiras acaba sofrendo de verdade" conta com a participação de dezenas de jornais de diferentes estados que publicaram o logo acima em suas edições impressas e digitais para alertar os eleitores contra a propagação de notícias falsas nas mídias sociais. A primeira veiculação aconteceu no fim de setembro e a segunda, na primeira semana de outubro. 

"As peças publicitárias produzidas agora têm como foco central orientar o leitor a, em seu processo de decisão de voto, procurar ao máximo se guiar pelas notícias produzidas pelo jornalismo profissional e não por conteúdo duvidoso", explicou o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, enfatizando o trabalho que as redações têm feito para combater as notícias falsas. 

Leia também:
Justiça investiga suspeitas de fake news. TSE admite dificuldade para lidar com o problema
Eleitores revelam medo de serem influenciados por notícias falsas