Panorama atual da política brasileira é tema de curso gratuito para jornalistas

Redação Portal IMPRENSA | 21/09/2018 12:06

O Brasil vive um momento político conturbado e, com a proximidade das eleições, as armadilhas, como as fake news, por exemplo, são cada vez mais comuns na hora de passar informações sobre o tema. Por isso, debater o panorama jornalístico é sempre uma alternativa para buscar soluções. E, a partir do dia 25 deste mês, os profissionais da área terão mais uma oportunidade.

Crédito:Pixabay

Conforme informações da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), vai começar o curso “O Brasil em Pauta 2018: eleições, política, economia e imagem internacional”. O evento, organizado pelas Faculdades Rio Branco (FRB), é gratuito e vai acontecer toda terça-feira até o dia 16 de outubro, no campus Lapa, na Avenida José Maria de Faria, 111, em São Paulo.


O curso faz parte da 9º Programa Rio Branco para Jornalistas e engloba tudo que envolve a política, economia e temas sociais do Brasil, entre eles a atuação do Judiciário no processo eleitoral.


As vagas são limitadas e, quem quiser participar, precisa enviar um e-mail para adriana.tornero@frsp.org e solicitar a ficha de inscrição.


Veja abaixo a programação do evento:


25/09 – Terça-feira


1ª aula: “A Interferência do Judiciário na Política Brasileira e a Cobertura da Imprensa”

Renata Carraro - Advogada e jornalista. Doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista, formada em Direito com especialização em Direito Público pela Faculdade de Direito de Curitiba (1993). É professora na ESPM e nas Faculdades Integradas Rio Branco (FRB), nos cursos de Direito e Comunicação Social.


02/10 – Terça-feira


2ª aula: “Eleições Brasil 2018: cenário político, candidatos, análise dos últimos acontecimentos e impactos internacionais”

Pedro Costa Júnior - Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Conferencista nacional e internacional e especialista em Política brasileira e norte-americana. Professor nas Faculdades Integradas Rio Branco, atua nas áreas de Teoria das Relações Internacionais, Economia e Política Internacional, Filosofia Política e Relações Internacionais Contemporâneas.


9/10 – Terça-feira


3ª Aula – “As contrarreformas do Estado”

Ivan Lucon Jacob - Doutorando em Desenvolvimento Econômico (História Econômica) pela Unicamp. Mestre em Economia pela Unesp. Atua como pesquisador no GPHEC/FCLAr/UNESP (Grupo de Pesquisa em História Econômica e Social Contemporânea). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crise do Capital no século XXI, Capitalismo Financeiro, Dívida Pública, Economia Política, História Econômica e História do Pensamento Econômico.


16/10 – Terça-feira


4ªAula – “Brasil: cenário interno e perspectivas no comércio internacional”

Cristiane Mancini - Mestre em Economia pela PUC-SP com pesquisas realizadas na Itália (SOS Impresa). Membro do grupo de pesquisa em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia (EITT) da PUC-SP. Especializações e extensões pela Tor Vergata (Roma), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Universidade de Brasília (UNB), Universidad de Rosario (Argentina), PUC-SP, FIPE e CAENI (USP), FGV (Rio de Janeiro), European Comission, FIPECAFI, UNESP e Câmara Municipal de São Paulo.


Leia Mais

O compromisso da imprensa e a responsabilidade de cada brasileiro nas eleições de 2018

Dos 13 presidenciáveis, só cinco mencionam a liberdade de imprensa em seus planos