Jornalistas lançam livro sobre clássico paulista: 'San x São – A História dos Grandes'

Luciano Ribeiro | 13/09/2018 10:26

Santos e São Paulo se enfrentam domingo (dia 16), na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o clássico começa a esquentar fora das quatro linhas um pouco antes. Os jornalistas Alisson Matos e Danilo Quintal lançam nesta quinta-feira à noite, na capital, o livro San x São – A História dos Grandes.


Crédito:Reprodução
Livro dos jornalistas retrata a história do confronto


A obra conta a trajetória do confronto, que começou em 1933 e marcou o início do futebol profissional no Brasil, sob a ótica de torcedores.


“Todas as vezes que Santos e São Paulo entram em campo, também entram cinco mundiais, seis Libertadores e inúmeros títulos nacionais e internacionais. É o clássico com títulos mais importantes do Brasil. Fora as constelações que já vestiram esses mantos e estão presentes nesses grandes embates relatados”, explicou Danilo ao Portal Imprensa, justificando a escolha dos clubes para o livro.


São 131 páginas com momentos memoráveis e curiosos do duelo. Além de torcedores, foram entrevistados também jogadores e historiadores dos dois clubes. Entre eles está o ex-goleiro Zetti, que conquistou títulos vestindo as duas camisas.


“É um clássico recheado de histórias que fomos descobrindo ao longo das entrevistas e pesquisas. No livro, os torcedores lerão sobre o primeiro jogo profissional no Brasil, de como surgiu o nome San x São, do dia em que o Pelé marcou o seu gol de número 500, do episódio em que o Telê Santana escalou um jogador para provocar o Serginho Chulapa, da despedida do Raí e de como surgem tantos talentos na Vila Belmiro”, detalha Alisson.


Os dois jornalistas já escreveram juntos outro livro: “Perder é do Jogo – as maiores tragédias de Flamengo e Fluminense”. Na ocasião, diz Alisson, eles perceberam a necessidade também de falar de confrontos e não apenas dos times. Foi aí que surgiu a ideia de lançar uma obra sobre o San-São.


O livro impresso, que custa R$ 20, vai ganhar também uma versão falada, voltada para portadores de deficiência visual e gratuita. “Vamos doar 1.725 unidades para instituições, organizações e fundações que trabalham diretamente com deficientes visuais. Uma delas é a Fundação Dorina, referência no Brasil, que produz e distribui gratuitamente livros em braile, falados e digitais acessíveis”, explicou Alisson.


Serviço:

Lançamento do livro “San x São – A História dos Grandes”
Local:
Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, em São Paulo
Data e horário: Nesta quinta (13), das 18h30 às 21h30
Valor: R$ 20,00


Leia Mais

Jornalista se passa por empresário e revela mais um caso de corrupção na Nigéria

Odinei Ribeiro, o 'narrador de emoções', ganha documentário sobre sua carreira