Jornalista do caso Watergate descreve Trump como raivoso e paranoico em livro

Redação Portal IMPRENSA | 05/09/2018 10:41

Acostumado a atacar jornalistas, Donald Trump já teve um contragolpe de peso quando jornais e revistas se uniram e protestaram contra ele no mês passado. Agora, o presidente dos Estados Unidos deve ficar mais contrariado ainda com o conteúdo do livro, Fear – Trump na Casa Branca.


Crédito:AP
Capa do livro que conta detalhes de Trump na Casa Branca


Escrita pelo jornalista Bob Woodward - aquele mesmo que, ao lado de Carl Bernstein, revelou o escândalo Watergate na década de 1970 -, a obra descreve o perfil de Trump como uma pessoa raivosa e paranoica, de acordo com trechos revelados pelo Washington Post.


O jornal americano conseguiu uma cópia do livro. De acordo com a publicação, Woodward relata que as pessoas mais próximas de Trump na Casa Branca se dedicam a controlar os impulsos do presidente, para evitar desastres, tanto para a imagem dele, quanto para o futuro do país.


O jornalista vê “um golpe de Estado administrativo” e um “colapso nervoso” do poder executivo devido ao fato de os auxiliares do alto escalão estarem sempre planejando tirar da mesa de Trump documentos oficiais para evitar decisões equivocadas.


O problema do presidente não se limita aos destemperos, segundo o livro. Trump também demonstra falta de conhecimento e até de curiosidade sobre assuntos mundiais. Pior do que isso, despreza a perspectiva gerais dos líderes militares e de inteligência.


Em um dos exemplos, Woodward cita uma reunião do Conselho de Segurança Nacional, em que o presidente questiona a presença massiva dos EUA na Península Coreana, de onde partiam ameaças de ataque nuclear por parte da Coreia do Norte. O secretário de Defesa Jim Mattis lembrou que estavam lá para “evitar a Terceira Guerra Mundial”, surpreso com a falta de informação de Trump, a quem via como um aluno colegial.


O livro de Woodward, previsto para ser lançado dia 11 deste mês, já desperta a ira de Trump, que tem chamado o jornalista de mentiroso em seu perfil no Twitter.


Leia Mais

Trump ataca jornalista que 'derrubou' Richard Nixon no escândalo Watergate

Acusado de ameaçar matar jornalistas é preso com arsenal em casa, mas paga fiança e está livre