Eleições 2018: Fux celebra bons resultados de combate às fake news

Redação Portal IMPRENSA | 07/08/2018 17:46

A uma semana de deixar a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Fux, afirma ter conseguido "resultados extremamente palpáveis" no combate às chamadas "fake news. O magistrado deu as declarações na abertura do 'Seminário Academia da Democracia: Eleições 2018 - Desafios e Perspectivas', evento realizado entre terça e quarta no tribunal. As informações são do R7 e do Terra.

Crédito:Dida Sampaio/Estadão


"Hoje assistimos plataformas retirando conteúdo, se comprometendo no combater às 'fake news'", disse Fux, destacando que o tribunal assistiu manifestações de preocupação de representantes do setor público com o combate as notícias falsas nas eleições deste ano.


Em junho deste ano, o TSE assinou um memorando de entendimento com o Facebook e o Google para evitar a proliferação de notícias falsas (fake news) no período eleitoral. Na ocasião, as empresas se comprometeram a “combater a desinformação gerada por terceiros”, observando para isso o cumprimento a normas internacionais de direitos humanos e às boas práticas da indústria.


O tribunal acertou um termo de parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), que se comprometeram a trabalhar em cooperação com a Corte Eleitoral.


Na segunda-feira (6), a mesma parceria foi firmada com a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). 


Veja mais

Facebook divulga lista de perfis e páginas excluídas por fake news

Fake news: Google usará jornalismo de dados na apresentação de pesquisas de usuários

YouTube lança medidas para valorizar conteúdo jornalístico e combater fake news