Folha recebe inscrições até o dia 8 de julho para programa de treinamento em jornalismo diário

Marcia Rodrigues | 25/06/2018 12:35

Jornalistas, estudantes de comunicação e profissionais de outras áreas interessados em conhecer a rotina diária de uma redação podem se inscrever, até o dia 8 de julho, na 62ª edição do Programa de Treinamento de Jornalismo Diário da Folha de S. Paulo.

Crédito:Divulgação Folha de S. Paulo
Suzana Singer é editora de treinamento, seminários e qualidade da Folha


O curso é dividido em aulas teóricas e práticas. De 13 de agosto a 31 de outubro, os participantes terão aulas de jornalismo diário, história, direito, economia e língua portuguesa e realizarão um projeto final, que será publicado no jornal.


Entre outros assuntos, os alunos terão contato com temas atuais como fake news, jornalismo de dados e checagem, e participarão, como aprendizes, da cobertura das eleições.


Além disso, assistirão palestras com jornalistas da Folha, como Clovis Rossi, Patricia Campos Mello e Elio Gaspari.


Suzana Singer, editora de treinamento, seminários e qualidade da Folha, afirma que o curso é aberto para jornalistas formados e estudantes. “Quem não é formado em jornalismo terá oportunidade única de aprender as principais técnicas, discutir conceitos e problemas éticos.

Quem já é jornalista terá a chance de melhorar seu texto, descobrir novas formas de apuração (por exemplo: como explorar base de dados) e aprimorar a forma de editar”, diz.


A seleção será realizada em duas etapas. A primeira será uma prova on-line com questões de português, inglês e conhecimentos gerais, que estará disponível entre os dias 13 e 15 de julho. Depois, os candidatos mais bem colocados serão convocados para uma dinâmica de grupo na sede da Folha, em São Paulo.


De acordo com Suzana, o curso não está vinculado a nenhuma contratação por parte da redação, mas as chances aumentam. “Mais de um terço da redação é formada por ex-trainees. Os dois secretários de redação, segunda posição na hierarquia do jornal, são ex-trainees”, conta a executiva.


Para fazer a inscrição, basta acessar o link.


Leia mais

10 filmes imperdíveis para todo jornalista

Webinário discute regras e cobertura das eleições nos EUA; inscrições são gratuitas

Bolsa de estudos leva jornalistas a imersão nas redações dos EUA