Globo aciona perfis do Twitter por direitos autorais de memes com prints de programas

Redação Portal IMPRENSA | 21/06/2018 15:06

A Rede Globo começou a acionar usuários do Twitter que fazem postagens de prints e gifs de programas da emissora, sob acusação de que elas infringem direitos autorais e de imagem. A informação é do UOL e do Correio da Bahia.

Crédito:Reprodução /TV Globo
Meme da jornalista Glória Maria (foto) de quando ela fumou maconha em uma reportagem do Globo Repórter sobre a Jamaica


Segundo a reportagem do UOL, publicada na seção TV e Famosos, alguns perfis de usuários chegaram a receber notificações por e-mail e outros foram suspensos por reproduzirem imagens da emissora. Também foram identificadas postagens com imagens de programas do canal que foram apagadas. 


A página "Konther" do Twitter foi uma das que se manifestou contra a medida e publicou uma nota de repúdio.

Veja trecho da nota:


"A atitude da emissora se mostra praticamente irracional em tempos de uma integração cada vez maior entre a TV e a internet. Os chamados prints, gifs e conteúdos similares não possuem o poder de reduzir a audiência da emissora...Por mais que a Rede Globo tenha todo o direito de proteger o seu conteúdo, não parece lógico fazer isso removendo este tipo de conteúdo de contas que não arrecadam um mísero centavo com a disseminação desta imagens."


De acordo com reportagem do sie do Correio da Bahia, a decisão tem gerado insatisfação na web. Usuários alegam que copiar e publicar frames da programação nas redes sociais faz parte dos novos hábitos de se assistir TV hoje em dia. Além disso, as contas especializadas nesse tipo de uso são, na verdade, um grande divulgador das emissoras de televisão. Os programas ganham uma proporção muito maior quando se tornam memes na Internet.


A Globo ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão, segundo o UOL e o Correio da Bahia.


Leia mais

Facebook e Google poderão pagar para exibir conteudo de jornais, revistas e TV na UE

Acesso a notícias via Facebook cai 9 pontos percentuais entre jovens

Marketing digital: investimento no setor cresce e abre mais oportunidades para jornalistas