Marketing digital: investimento no setor cresce e abre mais oportunidades para jornalistas

Marcia Rodrigues | 18/06/2018 11:41

Na segunda matéria da série que o Portal IMPRENSA está fazendo sobre áreas que estão despontando como opção de atuação para jornalistas, vamos falar sobre marketing digital.

Crédito:Pixabay


Com a presença cada vez maior das empresas na internet, a área de marketing digital vem se mostrando promissora para jornalistas. Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada pela PwC, aponta que os investimentos em marketing digital no Brasil devem crescer 12% ao ano até 2021. 


De acordo com a pesquisa, o investimento em publicidade digital no Brasil no ano passado foi R$ 14,8 bilhões, crescimento de 25,4% em relação de 2016.


Dentro do marketing digital, o jornalista pode trabalhar como social media ou produtor de conteúdo. Esse último, elabora textos para sites e blogs, escreve e-books e cria infográficos, entre outros materiais, sempre voltados para as personas da empresa. 


Da mesma forma que se exige em todas as suas áreas de atuação, o jornalista que deseja trabalhar com marketing digital precisa ter ótima escrita. Ele também deve gostar de pesquisar e é fundamental que tenha sólidos conhecimentos em SEO (Search Engine Optimization), que, em resumo, são técnicas para que o conteúdo ganhe bom posicionamento orgânico nos buscadores.


“Hoje, vejo o jornalista capacitado com outras habilidades muito mais como um profissional de comunicação do que “apenas” um jornalista. Precisamos ir além do nosso diploma, pois só ele já não basta. Além disso, atuando no marketing digital, usamos muito do nosso senso de criação e da nossa habilidade de produzir, algo que ninguém faz melhor do que nós”, comenta Almir Rizzatto, jornalista, sócio fundador da RZT Comunicação, especialista em marketing digital e instrutor de cursos para jornalistas.


Segundo Rizzatto, hoje qualquer empresa já nasce precisando de pessoas ou empresas que prestem este tipo de serviço. “Até porque, sem uma forte presencial digital, qualquer empresa tende a morrer rapidamente.”


Outro especialista, Ricardo Ballarine, assistente de desenvolvimento jornalístico do site Brio, acredita que o marketing digital vem se mostrando uma boa área de atuação para jornalistas porque, mesmo que os textos tenham um tom diferente do que os profissionais de redação estão acostumados a produzir, jornalista sabe produzir conteúdo de qualidade. 


Segundo ele, não existe segredo para atuar na área. Basicamente é preciso seguir as mesmas orientações que a profissão exige para desempenhar qualquer função.


“Quem escreve precisa ler. Não há outra saída. E não importa se o trabalho resulta em um post no Facebook, no blog corporativo ou em uma reportagem investigativa. Ler é essencial.”


Ballarine também afirma que é uma característica da área o trabalho remoto. 

“É um mercado em expansão e que possibilita ao jornalista trabalhar a distância. A maioria das oportunidades é para atuação como freelancer.”


Leia mais

Você sabe o que é social media? Já pensou em atuar na área?

Curso gratuito sobre cobertura de conflitos armados está com inscrições abertas