Facebook lança serviço de verificação de "fake news" em parceria com Aos Fatos e Lupa

Redação Portal IMPRENSA | 14/05/2018 10:14

O Facebook vai lançar nesta semana um serviço de verificação de notícias falsas em parceria com duas agências de fact-checking, a Aos Fatos e a Lupa, que vão ter acesso a denúncias feitas por usuários da rede social. Caso a conclusão dos especialistas seja de que se trata de "fake news", as publicações terão seus alcances reduzidos na plataforma.

Crédito:Reprodução

Se uma determinada página for recorrente no compartilhamento de conteúdo falso, todos os posts dela a partir de um determinado momento acabarão tendo seus alcances diminuídos e não poderão ser impulsionados. De acordo com o Facebook, "Aos Fatos e Agência Lupa poderão, ainda, associar a sua checagem a uma notícia que tenha sido questionada. Esse texto com a checagem será mostrado no Feed de Notícias por meio do recurso Artigos Relacionados, fornecendo mais contexto às pessoas para que tomem decisões mais informadas sobre o conteúdo que consomem".


O serviço já existe nos Estados Unidos e é considerado um sucesso pelos executivos da rede social.


“Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook”, afirma a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel.


Leia mais:

Mark Zuckerberg ri de pergunta, mas não responde se Facebook é uma empresa de mídia

Facebook lança na Índia ferramenta que identifica "fake news"

Agência Lupa lança projeto de checagem de informações e boatos durante o período eleitoral