Facebook lança na Índia ferramenta que identifica fake news

Redação Portal IMPRENSA | 18/04/2018 13:34
Em sua sequência de ações para tentar amenizar os últimos acontecimentos nada favoráveis, o Facebook anunciou hoje uma com uma organização de verificação de fatos chamada Boom, com sede em Mumbai. A parceria pretende ajudar a rede social a combater a disseminação de notícias falsas no estado indiano de Karnataka, antes das eleições que serão realizadas no próximo mês.
Crédito: AFP
A rede social anunciou o programa piloto na Índia com um post no blog da Boom, no qual explicou brevemente como o processo de checagem das notícias no Facebook atualmente funciona.

Segundo o Facebook, quando as notícias são classificadas como falsas pelo verificador de fake news, elas são mostradas mais abaixo no Feed de Notícias para limitar sua distribuição. Isso ajuda a impedir que essas histórias se espalhem.

Apesar do teste, essa não é a primeira vez que o Facebook se associa a verificadores de notícias de terceiros, inclusive em outros países – Estados Unidos, França, Itália, Holanda, Indonésia e Filipinas.

No entanto, o lançamento na Índia é significativo porque o Facebook, assim como outras redes sociais, tem sido acusado de não fazer o suficiente para impedir a influência de notícias falsas na Índia.

Leia mais: