Ler, ver e beber: Editor do Blog da Escalada indica dez filmes sobre jornalismo na Netflix

Redação Portal IMPRENSA | 10/08/2016 14:00


Crédito:arquivo pessoal
“Em um passado não muito distante, o acesso a filmes e documentários sobre jornalismo era mais difícil. Para isso, era necessário conhecer alguma locadora de vídeos especializada ou saber algum canal de TV à cabo que liberasse acesso a alguma produção. O serviço de streaming Netflix veio preencher uma lacuna neste aspecto de acessibilidade a conteúdos não disponibilizados anteriormente. O canal de streaming é conhecido por suas séries originais, que sempre causam frisson para consumidores deste conteúdo, mas também disponibiliza filmes voltados para vários nichos". O jornalismo é um destes. Luciano da Fonseca, editor de Conteúdo da Revista Blog da Escalada.

Veja abaixo os dez filmes sobre jornalismo disponíveis na Netflix:

Crédito: divulgação

#ChicagoGirl 
Ano: 2013 
Duração: 1h 14min
Sinopse: A história documenta como uma jovem americana, de seu quarto na cidade americana de Chicago, usa as redes sociais para conseguir imagens e vídeos diretamente da Síria para apoiar a revolução no país. 

Crédito:divulgação
(Dis)Honesty - the truth about lies 
Ano: 2015
Duração: 1h30min
Sinopse: Documentário explora como e por que as pessoas mentem. É baseado em experimentos comportamentais que medem a propensão para mentir – às vezes mesmo inconscientemente. São analisados desde as provas na escola até as manchetes de jornais e revistas.
 
Crédito:divulgação

Je Sui Charlie 
Ano: 2013
Duração: 1h30min
Sinopse: Documentário sobre o ataque à redação do jornal satírico francês “Charlie Hebdo”, onde 12 pessoas morreram assassinadas por fanáticos religiosos.


Ônibus 174
Crédito:divulgação

Ano: 2002
Duração: 1h58min
Sinopse: “Ônibus 174” é um documentário sobre o sequestro do ônibus 174 na zona sul do Rio de Janeiro que foi filmado e transmitido ao vivo pelas redes de televisão.




Crédito:divulgação
Rolling papers 2015 
Ano: 2015
Duração: 1h19min  
Sinopse: O jornal The Denver Post foi o primeiro meio de comunicação importante dos EUA a nomear um editor totalmente dedicado ao assunto de maconha. Mostra como é a realidade de um universo sem precedentes no jornalismo sobre cobertura de cultura canabiana em um país conservador.

Crédito:divulgação

Only the Dead
Ano:  2015
Duração: 1h 17m 
Sinopse: O documentário narra as experiências do jornalista australiano Michael Ware no Iraque durante e depois da Guerra de 2003.




Crédito:divulgação

The Square 
Ano: 2013
Duração: 1h 48m 
Sinopse: O documentário, indicado ao Oscar, é uma imersão nos acontecimentos que aconteceram após a queda de Mubarak em 2011, por meio dos olhos dos ativistas egípcios.


Crédito:divulgação

The Thread
Ano: 2015
Duração: 1h01min
Sinopse: O documentário analisa o impacto das redes sociais no jornalismo a partir do atentado na maratona de Boston, em 2013.



Crédito:divulgação

Winter on Fire - Ukraine's Fight for Freedom
Ano:  2015
Duração: 1h42min
Sinopse: Documentário, produzido pela Netflix, que trata a onda de manifestações populares na Ucrânia. 




Crédito:divulgação

Life Itself
Ano: 2014
Duração: 2h01min
Sinopse: O documentário apresenta a vida inspiradora e divertida de Roger Ebert, um dos maiores e mais famosos críticos do cinema mundial.


Ler, ver e beber
Profissionais e estudantes de comunicação dão dicas culturais, de todos os lugares do Brasil e do mundo. Às segundas, dicas de livro; às quartas, filmes, documentários e afins e às sextas, bares, restaurantes e etc. Para participar é fácil. Basta mandar um e-mail para redacao@portalimprensa.com.br ou mandar uma mensagem pelo nosso Facebook.

Leia também
Ler, ver e beber: História sobre fotojornalistas de guerra é a indicação de Giovanna Campelo
Ler, ver e beber: História do jogador Garrincha é a sugestão de Gabriel Failde
Ler, ver e beber: Bar com cerveja artesanal em Pinheiros é a dica de Danúbia Paraizo