UOL publica notícia de site de humor venezuelano como se fosse verdadeira

Vanessa Gonçalves | 28/01/2016 15:15
Nesta quinta-feira (28/1), o portal UOL cometeu um deslize ao divulgar como verdadeira uma notícia publicada em um site de humor venezuelano. A matéria afirmava que a falta de pasta de dente no país seria motivada pelo fato de os cidadãos escovarem os dentes três vezes aos dia.

Crédito:Reprodução
UOL foi alertado do erro pelo consulado venezuelano

Na "notícia" postada pela página Un Mundo Triangular, que cria notícias falsas em tom de brincadeira, como o Sensacionalista no Brasil, a explicação foi atribuída à ministra da Saúde, Luisana Melo. O texto de humor tratou como se fosse um pronunciamento oficial do governo sobre escassez do produto na Venezuela.

Crédito:Reprodução
Correio do Estado também caiu na pegadinha

No Brasil, o UOL, Correio do Estado e Portal Vox compartilharam a informação como se fosse uma declaração oficial e verídica. No caso do UOL, a reportagem ganhou destaque na home.

Crédito:Reprodução
Voz também foi enganado pelo site de humor venezuelano

À IMPRENSA, Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, confirmou o erro e explicou as medidas que serão tomadas pelo veículo. "Fomos alertados pelo consulado da Venezuela de que a notícia era falsa e, rapidamente, retiramos da home. Vamos publicar uma errata explicando que erramos.

IMPRENSA comenta as gafes recentes na mídia nacional. Assista ao vídeo:



Leia também
- "Estadão" comete gafe e ilustra matéria sobre a Boate Kiss com imagem de banda