Blog sobre política sai do ar por falta de recursos contra ações judiciais

Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA | 12/08/2009 15:43

O blog A Nova Corja, que conta com a colaboração de jornalistas renomados e aborda principalmente assuntos relacionados à política brasileira, recebeu na semana passada seu último post. No texto "Tem hora para tudo", o jornalista Rodrigo Alvares, um dos mais atuantes, disse esperar "que o A Nova Corja permaneça como registro da demência que assola (...) a política brasileira".

A página, segundo repercussão na imprensa nacional, foi acionada judicialmente em diversas ocasiões, o que acabou por desgastar a intenção primordial do espaço, que era cobrir a cena política nacional.

Um dos colaboradores do blog, o jornalista Marcelo Träsel disse, em tom de desabafo, que a desativação da página ocorre por conta do "desânimo" gerado pelas seguidas ações contra o conteúdo publicado.

"O motivo é o desânimo causado pelos processos de Políbio Braga, Felipe Vieira e Banrisul. Não que metessem medo. O problema é que custam dinheiro e tomam muito tempo. Todos os membros atuais e antigos da Corja têm empregos e famílias", explicou Träsel para o colunista Nelson de Sá, do jornal Folha de S.Paulo.

Ele acrescentou que atuação do blog era como uma "prestação de serviços à sociedade" e queixou-se da incapacidade da sociedade em "ajudar" no momento em que "poderosos" resolveram "se aproveitar do Judiciário para tentar calar a Corja".

A públicação do último post do blog, segundo Rodrigo Alvares, aconteceu na hora certa. O jornalista se refere às investigações dos escândalos envolvendo a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e o banco Banrisul na compra de uma mansão. No ano passado, a cobertura do caso rendeu uma medida cautelar que determinou a retirada do conteúdo do blog.

Leia mais

-Blog gaúcho retira trechos de post do ar em cumprimento à decisão judicial
-Denúncia de propina leva jornalista a processar blog gaúcho