Ex-chefe de redação do Fantástico lança livro sobre bastidores da Globo

Redação Portal IMPRENSA | 28/08/2017 10:05
O jornalista e escritor Adriano Silva lança “Treze meses dentro da TV - Uma aventura corporativa exemplar”, sobre os 400 dias em que ficou à frente da redação do Fantástico, da Rede Globo entre 2006 e 2008. Atualmente publisher do Projeto Draft, Silva relata os contatos com os executivos da emissora, conversas com subordinados, os detalhes da rotina de trabalho até sua demissão. Antes da experiência na Globo, Silva acumulava longa passagem pela Editora Abril.  

Crédito: Conteudistas


Segundo o portal mineiro UAI, um dos objetivos do autor é apresentar o funcionamento do mercado de televisão no Brasil e oferecer informações sobre os bastidores do jornalismo da TV Globo. “Há pouca literatura sobre o telejornalismo, como ele funciona, ainda mais sobre a Globo, que é uma emissora com uma presença grande na vida da maioria das pessoas. Todo mudo tem curiosidade de saber sobre a cultura do jornalismo e da própria emissora”, avalia. O autor diz ter evitado publicar impressões ou deduções. “Só citei fatos que consigo provar. Não tem nada interpretado à luz do meu olhar, mas sim coisas que realmente aconteceram”, afirma. 

Ainda de acordo com informações do portal, Silva afirma que a reação do livro entre os colegas da Globo são positivas. “Quando somos demitidos vem uma série de sensações como o choque, a raiva, a negação, mas nem sempre uma demissão é uma derrota. Às vezes, é até melhor sair. E se eu considerar tudo o que aconteceu depois dali, talvez eu tenha até um sentimento de gratidão. Depois de tudo isso, eu acabei me transformando em um empresário, em um empreendedor. Claro que foi algo que me chateou, mas é um aprendizado e não guardo o menor rancor ou ressentimento pelo que houve”, relata.   

“Treze meses dentro da TV” é o primeiro de uma série de três livros que serão lançados pelo jornalista. Os próximos volumes serão: “Por conta própria” e “À sombra da arvorezinha em flor”. Em 2014, Silva lançou “O executivo sincero”, em que narra situações referentes ao universo corporativo. 

Saiba mais: