Blogueiro saudita deve receber 50 chicotadas para cumprir parte de pena por insultar o Islã

Redação Portal IMPRENSA | 28/10/2015 11:30
O blogueiro saudita Raif Badawi é esperado para receber cinquenta chicotadas como cumprimento de parte da pena de mil açoitadas por "insultar o Islã", informou a mulher dele, Ensaf Haidar, à rede de notícias CNN .

Crédito:Wikimedia commons
Blogueiro deve receber cinquenta chicotadas para cumprir pena

O blogueiro deve receber as cinquenta chicotadas ao longo de vinte semanas consecutivas. Ele passou pelo primeiro açoitamento em janeiro deste ano, mas desde então, as demais punições foram adiadas por motivos de saúde.

Detido em 2012, Raif Badawi foi condenado em novembro do ano passado a dez anos de prisão e mil chicotadas por "insulto ao Islã". Ele é co-fundador da Rede Liberal Saudita de Internet, um fórum que a justiça ordenou a suspensão após críticas à polícia religiosa saudita.

À época da condenação, a Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou a medida que qualificou como "cruel e desumana". A mulher do jornalista pediu ao rei saudita, Salman, para cessar a pena e perdoar seu marido. 

"Faço um apelo a sua majestade para permitir que ele seja deportado para o Canadá para encontrar a família e as crianças que estão privadas de ver o pai há mais de quatro anos", disse. No Twitter, ela pediu ajuda ao primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que manifestou seu apoio ao blogueiro.

Leia também