Treinamentos e bolsas para jornalistas com inscrições abertas

Redação Portal IMPRENSA | 10/11/2017 08:40
Folha de S. Paulo e Google News Lab

Estão abertas as inscrições para o 1.º Programa de Treinamento em Jornalismo de Dados, desenvolvido pela Folha e pelo Google News Lab. O curso abordará a prática jornalística baseada nas ciências da computação, com foco na extração de informações a partir de grandes bases de dados.
Crédito:Canva
Com duração de três meses, entre 8 de janeiro e 6 de abril de 2018, o treinamento é aberto a programadores interessados em jornalismo e a jornalistas (ou estudantes de jornalismo) com interesses em programação. 

A seleção para as 12 vagas será feita por prova online e dinâmicas presenciais. Serão oferecidas duas bolsas de ajuda de custo para candidatos que comprovarem necessidade de ajuda financeira. Ministrado em tempo integral, o programa não envolve remuneração.

Para mais informações, clique aqui

Universidade de Columbia em Nova York

Jornalistas de países de baixa renda podem se inscrever para este programa na Universidade de Columbia em Nova York. O Instituto para o Estudo dos Direitos Humanos está com inscrições abertas para o Programa de Defensores de Direitos Humanos. O curso será entre agosto e dezembro de 2018.

O programa utiliza os recursos da Universidade de Columbia e organizações internacionais como o Human Rights Watch e Witness para fornecer líderes comunitários habilidades e oportunidades de networking.

Por meio de workshops, seminários, aulas na Universidade de Columbia e encontros com políticos e potenciais financiadores, os participantes compartilharão suas experiências, refletirão criticamente sobre suas estratégias e planejarão futuras campanhas.

O HRAP é desenvolvido para advogados, jornalistas, médicos, professores, assistentes sociais, líderes comunitários e outros ativistas de direitos humanos. Os candidatos devem apresentar prova de endosso institucional de suas organizações para sua participação no programa e devem se comprometer a retornar a essa organização.

Os candidatos de países de alta renda não serão considerados, exceto aqueles que representam comunidades marginalizadas. O ISHR pretende fornecer financiamento integral para cobrir os custos do programa dos participantes, bem como viagens e alojamento. Um estipêndio também é fornecido para despesas básicas.

As inscrições vão até 31 de janeiro de 2018. Para mais informações, clique aqui

Bolsa McGraw Fellowship

Jornalistas com no mínimo cinco anos de experiência podem se inscrever para a bolsa McGraw Fellowship, que leva profissionais para cobrirem economia e negócios na City University of New York (Universidade da Cidade de Nova York).

Os participantes passarão de um a três meses no campus da instituição. O objetivo é que eles produzam uma grande reportagem multimídia sobre temas de impacto na economia, tendo como foco o cenário norte-americano.

Ao fim do programa, é esperado que o jornalista publique seu trabalho em algum veículo local. Serão oferecidos U$ 5 mil (R$ 16,4 mil) por mês para cobrir gastos com viagem, estadia e apuração.

Interessados devem preencher um formulário com sugestão de pauta, exemplos de trabalhos publicados e cartas de referência até 15 de dezembro. Mais informações, clique aqui