Universidades promovem eventos sobre jornalismo em setembro

Redação Portal IMPRENSA | 12/09/2017 10:32
Semana Jorlab de Jornalismo

Entre 12 e 15 de setembro acontece em Curitiba, a Semana Jorlab de Jornalismo. O evento promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizado pelos próprios estudantes do Campus de Comunicação. O Jorlab 2017 vai debater pós-verdade e as diferentes abordagens de cobertura política no Brasil.

Crédito:Divulgação UFPR

Estão confirmados Daniela Pinheiro (Revista Piauí), Katia Brembatti, Rosana Felix e Gabriel Tabatcheik (Gazeta do Povo), Rafael Moro Martins (Livre.Jor), Nilson Vargas (Zero Hora), Estelita Hass Carazzai e Victor Parolin (Folha de São Paulo), Lenise Klenk (BandNews FM) e Débora Sögur Hous (UFPR).

O evento também integra o ciclo de palestras “UFPR Pensando o Brasil”, que debate o impacto das fake news na opinião pública. A mesa terá a presença de Juliana Dal Piva (Lupa), Rodrigo Flores (UOL) e os professores pesquisadores de comunicação e política Kelly Prudêncio e Emerson Cervi (UFPR).

Programação
Evento aberto e gratuito
12 de setembro, terça-feira, 19h
UFPR pensando o Brasil: Opinião Pública e Pós Verdade — Juliana Dal Piva (Agência LUPA), Rodrigo Flores (UOL) e Kelly Prudêncio (Comunicação-UFPR). Mediador: Emerson Cervi (Ciência Política-UFPR)

Eventos com inscrição (+infos abaixo)
13 de setembro, quarta-feira, 10h-12h
Oficina de Introdução a Jornalismo de Dados (vagas limitadas) — Débora Sögur Hous (UFPR)
13 de setembro, quarta-feira, 19h
Reportagens premiadas — Equipe Diários Secretos (Gazeta do Povo e RPC) e Equipe Crime Sem Castigo (Gazeta do Povo)

14 de setembro, quinta-feira, 10h
O futuro do Jornalismo de fôlego — Daniela Pinheiro (Revista Piauí). Mediador: Rafael Moro Martins (Livre.Jor)
14 de setembro, quinta-feira, 19h30
Como cobrir política em tempos de Lava Jato — Estelita Hass Carazzai (Folha de São Paulo) e Lenise Klenk (BandNews Fm) 

15 de setembro, sexta-feira, 10h
O lugar do Jornalismo Investigativo — Nilson Vargas (GDI / Zero Hora)
15 de setembro, sexta-feira, 19h
Vídeos e Web Docs: Novas narrativas e redação — Victor Parolin (Folha de São Paulo) 

Inscrição
Para participar das palestras e oficinas dos dias 13, 14 e 15, é necessário se inscrever no link e pagar a inscrição no Sympla. Demais estudantes (de qualquer curso e universidade), profissionais e público em geral pagam R$15 + R$2 (taxa do Sympla). Inscritos receberão certificados de participação

Serviço
Semana Jorlab de Jornalismo 2017
Data: 12 a 15 de setembro de 2017
Local: Auditório do Campus Comunicação da UFPR - R. Bom Jesus, 650 - Juvevê, Curitiba - PR, 

8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo

O 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no auditório do Bloco MultiUso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O tema de 2017 é “O presente e o futuro do jornalismo: tecnologia móvel como desafio”. As inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 15, por meio do portal do CIBERJOR-UFMS ou diretamente pelo formulário disponível aqui


Crédito:Divulgação Ciberjor
Uma das atrações confirmadas para este ano é a participação do professor da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, João Canavilhas. O debate também terá a participação do professor da Universidade Comahue, na Argentina, Alejandro Rost, e será moderado pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Gerson Luiz Martins.

O evento terá transmissão ao vivo pela internet por meio do canal do Ciberjor/UFMS no YouTube. Serão transmitidas as palestras durante o período da manhã, nos dias 28 e 29 de setembro e, no primeiro dia do evento, 27, o debate e a videoconferência com o professor da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, João Canavilhas.

Saiba mais: