“É uma grande honra”, diz Inara Silva homenageada em duas categorias do Professor IMPRENSA

Redação Portal IMPRENSA | 29/11/2017 11:52
A 3.ª edição do Professor IMPRENSA, uma iniciativa da Revista e Portal IMPRENSA, com o apoio da Intercom e Jeduca, anunciou os homenageados de 2017 na última segunda-feira (13). Na categoria “Coordenador de Jornal laboratório” da região Centro-Oeste, a jornalista Inara Silva, da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB / MS foi laureada pelos alunos.
Crédito:Divulgação UCDB
“Sempre me interessei pelos estudos e pela pesquisa acadêmica durante a graduação, mas não pensava em me tornar professora. Após anos de formada e dedicada ao mercado de trabalho, resolvi voltar a estudar, fui fazer pós-graduação e, posteriormente, mestrado. Esta reaproximação com a academia foi que despertou em mim a vontade de lecionar. Logo na pós-graduação comecei a ministrar poucas aulas e me mantive nas duas atividades por um tempo - na redação de televisão, na época, e na universidade. Mas após o mestrado, resolvi optar e me dedicar totalmente ao ensino de Jornalismo, que é muito gratificante. É uma profissão apaixonante. A troca constante com os estudantes, a energia dos jovens e o aprendizado diário são extremamente motivadores”, aponta.

Nessa trajetória, ela teve em outros professores sua inspiração. “O professor Eron Brum e Jorge Keneheide Ijuim, ambos foram meus professores na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e, posteriormente, se tornaram incentivadores de minha carreira  acadêmicos. Eles são exemplos de profissionais comprometidos com a educação e com a formação de jovens profissionais. Preocupam-se não somente com as questões técnicas da profissão, mas, principalmente, com as questões éticas e humanas. O cuidado no trato e o respeito com as pessoas são questões fundamentais para o profissional que conta histórias de vidas. Neste sentido, além das disciplinas formais da grade do curso, aprendi bastante com eles”, declara.

No jornalismo, as referências são várias. “Temos muitos grandes jornalistas no Brasil e no mundo. Mas, em especial, gosto muito de texto narrativo e literário e tenho sempre como referência o escritor Gabriel Garcia Marques, de quem sou fã. Além de escritor de ficção, ele fez muitas reportagens com este foco humano”, diz.

Para ela, receber a homenagem do Professor IMPRENSA é ter a aprovação de alunos, ex-alunos e colegas de profissão. “Me traz o maior incentivo por perceber que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento é uma grande honra e me incentiva buscar inovações e melhorias para o projeto. Um jornal laboratório é sempre fruto da parceria entre estudantes e professores. Ele só existe por meio do trabalho em equipe e da troca”, afirma. 

Evento / Semana de Comunicação

Além de ser agraciada com a homenagem de melhor coordenadora de TCC o evento “72 Horas de Jornalismo – Observar, Fazer e Pensar”, tocado por Inara também foi laureado nesta edição do Professor IMPRENSA. 

“O ‘72 Horas de Jornalismo – Observar, Fazer e Pensar’ é um projeto que nasceu há sete anos por iniciativa do professor Oswaldo Ribeiro da Silva, coordenador do curso de Jornalismo da UCDB, na época. É um evento de três dias em que os acadêmicos visitam e acompanham a rotina de veículos de comunicação, produzem reportagens nas mais diferentes modalidades e debatem essa produção com os profissionais do mercado”, defende. 

“O evento já é bem conhecido pelos jornalistas de Campo Grande (MS) e as ações do 72 Horas são esperadas, anualmente, com grande expectativa pelos estudantes de profissionais da imprensa. Portanto, estar entre os dez eventos de comunicação do Brasil é um mérito do professor Oswaldo que plantou essa ideia pioneira no país. Não posso deixar de lembrar também dos alunos e dos professores do curso, pois sem a participação e adesão deles, esse evento não existiria”, declara.

Para ela, a homenagem incentiva a trabalhar para manter e melhorar cada vez mais a qualidade do 72 Horas de Jornalismo, que já está em sua sétima edição. “Este reconhecimento, nos deixa muito felizes e – na certeza – de que este evento se consolida a cada ano como uma marca do curso de Jornalismo da UCDB”, aponta.

Serviço: 
Professor IMPRENSA – 3ª edição
Realização: Portal e Revista IMPRENSA 
Apoio: Intercom e Jeduca 
www.portalimprensa.com.br/professorimprensa