“Grato a todos”, diz Ricardo Olimpio homenageado na categoria “Professor Universitário”, da região Sudeste no Professor IMPRENSA

Redação Portal IMPRENSA | 21/11/2017 17:11
A 3.ª edição do Professor IMPRENSA, uma iniciativa da Revista e Portal IMPRENSA, com o apoio da Intercom e Jeduca, anunciou os homenageados de 2017 na última segunda-feira (13). Na categoria “Professor Universitário” da região Sudeste, o publicitário Ricardo Olimpio, da Universidade Anhembi Morumbi / SP foi laureado pelos alunos.
Crédito: @MinhaAlmaLivre @guimachadofotografia
O próprio reflexo criativo do mercado publicitário foi fonte de inspiração para que Olimpio começasse a dar aulas. “Desde que marquei o ‘X’ na primeira opção do vestibular para Publicidade e Propaganda foquei em minha escolha, o que me fez prosseguir investindo incessantemente em busca de aperfeiçoamentos pelos quais faço até os dias atuais”, afirma. 

Olimpio acumula passagens por diversas estruturas de agências, onde atuou como diretor de arte, mas o desejo em dividir as experiências e conhecimentos vivenciados em inúmeros setores criativos falou mais alto. “Nunca tive orgulho ou qualquer tipo de egoísmo em compartilhar o meu repertório profissional, me pondo acessível a um ensino e aprendizado de qualidade, o que me fez utilizar como ferramenta a própria direção de arte e o design como método de composição metodológica para construções teóricas e práticas em sala de aula, principalmente em se tratando das características deste ‘novo’ aluno, os considerados nativos digitais”, aponta.
 
A inspiração no trajeto acadêmico veio de muitos professores, entre eles Karla Patriota (PE) e Solange Tavares (PE), pois quando graduando não foram as donas das rédeas, mas, segundo Olimpio, “mães e amigas, isso me fez grande e lembro delas sempre. Quando quero conselhos são a elas que recorro”, confessa. 

Mas existe um professor em especial que acreditou em seu potencial como criativo e o incentivou. “Esse cara me ensinou a não ter medo de ousar, arriscar e recusar fracasso, então segue a minha menção honrosa ao Prof. Marcos Fajardo (SP)”, diz.
 
Olimpio também destaca os criativos que se destacam como referências profissionais. Hugo Rodrigues (SP) e o Marcello Serpa (SP). “Como professor volto a citar o Marcos Fajardo Marinheiro (SP), além de uma recente conquista de amizade com um grande cara, o Prof. Sergio Bialski (UAM e ESPM – SP) que me estimula como profissional e ser humano”, defende.
 
Para ele receber a homenagem do Professor IMPRENSA é enxergar que o trabalho está dando frutos. “Ter um reconhecimento dessa magnitude nos impulsiona a investir mais e acreditar que estamos no caminho certo. Por mais que algumas dificuldades apareçam, que as mesmas se tornem inúteis perante as nossas habilidades intelectuais. Não posso deixar de agradecer aos meus alunos, ex-alunos e profissionais que endossam acreditação em meu desempenho como publicitário e professor”, aponta.
 
Olimpio afirma ainda, para ser considerado o professor mais inspirador da região Sudeste (mesmo sendo nordestino), se faz necessário ter amigos profissionais, parceiros de docência e alunos inspiradores no cotidiano acadêmico. “Grato a todos”, conclui.
 
Confira a página do professor com referências em arte, design e publicidade para quem busca inspiração e boas ideias: https://www.facebook.com/goclassecriativa/.