“Sinto como se estivesse caminhando nas nuvens”, diz Alexandre Barbosa, homenageado na categoria Coordenador de Jornal Laboratório da região Sudeste no Professor IMPRENSA

Redação Portal IMPRENSA | 16/11/2017 18:16
A 3.ª edição do Professor IMPRENSA, uma iniciativa da Revista e Portal IMPRENSA, com o apoio da Intercom e Jeduca, anunciou os homenageados de 2017 na última segunda-feira (13). Na categoria “Coordenador de Jornal Laboratório” da região Sudeste, o professor Alexandre Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP), foi laureado pelos alunos.
Crédito:Wender Starlles (aluno da ECA-USP)
“Ser professor estava no meu horizonte profissional desde muito pequeno, quando acompanhava minha irmã nas atividades que ela fazia como professora de escola pública. Durante a graduação, fiz estágio em instituições de ensino que fizeram a docência entrar em minhas veias. Sempre falo que sou resultado de todos que passaram pela minha vida, levo um pouco deles em cada ação e em cada pensamento”, aponta. 

A oportunidade para lecionar se efetivou quando Barbosa ingressou no mestrado, em 2002. Na época, seu trabalho não permitiu que tivesse duas tardes para cursar as disciplinas. “Após me desligar, em pouco tempo apareceu a oportunidade de ministrar aulas em ensino superior. Primeiro no curso de Publicidade, depois no de Produção Publicitária até que, em 2003, assumi a primeira turma de jornalismo. É uma característica do mundo da pesquisa. Ele te leva para a docência, não só por conta das redes de relacionamento e das características da área, mas também porque é a atividade que mais se concilia com a de pesquisador.  O que é coerente, afinal, pesquisar e não publicizar a pesquisa não é cumprir seu dever. Dar aula foi uma forma também de devolver à comunidade tudo o que recebi”, diz. 

Para Barbosa é difícil citar um ou dois nomes que o inspiraram, pois os professores foram muito importantes em cada momento da sua vida.  “No ensino médio houve a Cidinha Calasso e o Marião, como exemplos de um time de professores que vão além do conteúdo em sala de aula. No ensino superior, os professores Sérgio Rizzo e Jorge simbolizam as duas faces da carreira: o primeiro, o  que fala sobre as especificidades da profissão, o segundo aquele que mostra o quanto precisamos estudar História, Política, Sociologia para sermos melhores jornalistas”, afirma.

Ao longo da carreira Barbosa conheceu grandes professores com quem pôde dividir a sala de aula. “Flavio Nenflidio de Carvalho é o maior coração do Brasil. Ele teve papel decisivo na minha trajetória. Quando tive de me desligar do meu trabalho por conta da entrada no mestrado, o primeiro emprego que apareceu foi na escola em que o Flávio dava aula. Ele me ofereceu parte das aulas que estavam atribuídas a ele, para me ajudar. Seguramente, se não fosse por essa atitude, eu não conseguiria sobreviver nos primeiros meses e, a partir dali, nunca mais deixei a sala de aula”, lembra. 

No mercado do jornalismo, as referências são de Sérgio Rizzo, José Arbex Junior, Nilson Lage e o colega Luciano Guimarães. Barbosa lembra ainda outros nomes, como Juca Kfouri, John Reed “os grandes mestres” Gabriel García Márquez e Eduardo Galeano. 

Sobre ser homenageado no Professor IMPRENSA, Barbosa afirma que é uma “enorme responsabilidade, pois represento um dos cursos de jornalismo mais importantes da América Latina com todo o peso que tem a USP e espero fazer jus a essa homenagem”, diz. 

Ele salienta esperar que “a chama que alimenta meu amor pelo ensino do jornalismo nunca se apague e essa homenagem, com certeza, é combustível para isso. Nos dias mais difíceis, quando os compromissos se acumulam e as dificuldades crescem, vou lembrar do voto dos meus alunos e colegas e das palavras deles ao comemorar esse reconhecimento. Não se pode dizer que está no topo, pois professor precisa estar em constante atualização e aprendizado. Mas hoje, sinto como se estivesse caminhando nas nuvens”, conclui.

Serviço: 
Professor IMPRENSA – 3ª edição
Realização: Portal e Revista IMPRENSA 
Apoio: Intercom e Jeduca 
www.portalimprensa.com.br/professorimprensa