“É um super incentivo”, diz Renata Giraldi professora homenageada na categoria Orientadora de TCC do Professor IMPRENSA

Redação Portal IMPRENSA | 16/11/2017 12:56
A 3.ª edição do Professor IMPRENSA, uma iniciativa da Revista e Portal IMPRENSA, com o apoio da Intercom e Jeduca, anunciou os homenageados de 2017 na última segunda-feira (13). Na categoria “Orientador de TCC” da região Centro–Oeste, a professora Renata Giraldi, da Universidade Católica de Brasília – UCB, foi a laureada pelos alunos. 
Crédito:Arquivo pessoal
Profa. Dra. Zélia Leal Adghirni com Renata Giraldi em um belo entardecer em Brasília no último dia 15/11/2017.
Para ela, o Professor IMPRENSA é um incentivo em todos os sentidos. “É o reconhecimento de uma pessoa que sempre teve o pé na academia e no mercado, que acredita que o casamento ideal é a parceria destes dois pilares, e que trabalha intensamente todos os dias para fazer o melhor. Ouvir o aluno, conhecer a vida pessoal dele, entender sua trajetória e seus objetivos, tudo isso faz parte de aprender e lecionar”, defende. 

Renata afirma que ainda na graduação fez a promessa de se atingisse todas as suas metas profissionais, se aperfeiçoaria a tal ponto de ser uma professora a que os alunos teriam como referência e orgulho. “É o que tenho me esforçado nesses 13 anos em sala de aula e quase 29 de mercado profissional – nas mais diversas redações por Brasília, Rio e São Paulo. Meu esforço diário, nas duas universidades em que leciono, é ir além do conteúdo programático, do plano de aula e das provas, é mostrar que Comunicação é mais amplo do que uma mera discussão”, diz. 

A professora, que também teve mestres inspiradores destaca aqueles que mais a influenciaram no trajeto acadêmico. “A Zélia Leal foi aquela que me disse: ‘você tem o dom, dê vazão a este talento’, enquanto o Luiz Gonzaga Motta me pegou pela mão, eu completamente crua, com a experiência exclusiva de mercado, e me guiou pela academia. Sou eternamente grata aos dois. Na graduação de História, tive outros tantos, como Carmen Lícia Palazzo, Deudedith Júnior e Joelma Rodrigues da Silva”, afirma.

Cremilda Medina, José Marques de Melo e Felipe Pena também estão entre as referências da professora. A admiração aos colegas transborda a academia e Renata aponta alguns profissionais que admira desde dos tempos de redação. “Gosto particularmente do Elio Gaspari e Clóvis Rossi. Seria injusto esquecer de alguém, mas esses, certamente, são os que eu reverencio e estendo tapete vermelho”, aponta.